segunda-feira, 2 de julho de 2012

COLETA SELETIVA DE LIXO NOS DISTRITOS E APA DO RIBEIRÃO ARARA SERÁ REALIZADA TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

Foi assinada pelo Prefeito Rogério Lorenzetti, na manhã desta sexta-feira (29), a Ordem de Serviço para a coleta seletiva de lixo nos distritos de Graciosa, Mandiocaba, Piracema e na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão Arara. A coleta já está em funcionamento desde a última quarta-feira, 27, e será realizada todas as quartas-feiras. Com esta ampliação, o município de Paranavaí passa a contar com 100% de coleta seletiva.
A assinatura foi acompanhada pelos servidores e Secretário do Meio Ambiente, João Marques, pelo presidente da Fundação Cultural, Paulo César de Oliveira, pela administradora distrital de Graciosa, Luzia Marques, por representantes da cooperativa de reciclagem de Paranavaí (Coopervaí) e da empresa Transresíduos, responsável pela coleta de lixo comum e reciclável.
“Esta será a primeira vez que a população dos distritos e da APA será atendida com a coleta seletiva de lixo. A inclusão da APA do Ribeirão Arara busca melhorar a conservação da região, aumentando assim a qualidade da água, uma vez que a água potável consumida em Paranavaí vem do Ribeirão”, destacou João Marques.
Ele comentou ainda que, atualmente, 150 toneladas de lixo são recicladas no município, o que equivale a 30% do lixo reciclável produzido pela população. “Através da conscientização, a meta é alcançar 600 toneladas de coleta por mês. Isso irá contribuir para aumentar o tempo de vida útil no aterro sanitário e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem da coleta seletiva em Paranavaí”, explicou.
Na ocasião, o prefeito Rogério Lorenzetti destacou que a população tem colaborado bastante com a coleta seletiva e isso tem sido fundamental na preservação ambiental no município. “Uma cidade como Paranavaí tem que ter sustentabilidade crescente. [...] Desde que assumimos aumentamos os recursos para a Secretaria de Meio Ambiente porque acreditamos que cuidando do meio ambiente estaremos cuidando da saúde das pessoas”, avaliou Lorenzetti.
Para a administradora distrital de Graciosa, Luzia Marques, a coleta seletiva nos distritos representa um grande avanço e deve ajudar bastante no desenvolvimento local. “Essa era uma reivindicação antiga dos moradores. Como não havia a coleta seletiva, muita gente jogava lixo na rua ou mesmo nos quintais. Isso ajudará a preservar o meio ambiente, além de colaborar com a saúde da população”, observou a administradora.
Inovações – Com o objetivo de mobilizar a maior quantidade possível de moradores para a coleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente está substituindo o tradicional sininho pelas músicas do grupo paranavaiense Gralha Azul. A intenção é que os moradores assimilem a música com a chegada do caminhão ao bairro. Futuramente músicas de outros cantores locais também serão colocadas nos caminhões.
Uma outra inovação a favor da coleta seletiva será a instalação de um monitoramento via satélite nos caminhões da empresa Transresíduos que vai permitir ao município saber se a coleta seletiva está passando por todas as ruas dos bairros. A assinatura do documento pedindo a instalação do equipamento foi realizada pelo prefeito Rogério Lorenzetti durante a assinatura da Ordem de Serviço nesta sexta-feira.
Óleo de cozinha será recolhido junto com material reciclável
A partir de agora, junto com a coleta de material reciclado será recolhido o óleo de cozinha usado. Serão instalados nos caminhões dois tachos, cada um com 200 litros, onde será depositado esse material que posteriormente será encaminhado a Coopervaí.
A população deverá separar o óleo usado colocando num recipiente fechado, como garrafas pet. No dia da coleta seletiva este óleo deverá ficar ao lado do lixo reciclado, não dentro da mesma sacola, para que o catador recolha este óleo, colocando o mesmo no tambor separado do material reciclável seco.
O óleo de cozinha quando despejado na pia entope encanamentos, se jogado no meio ambiente polui rios e solo. Este óleo, quando separado para reciclagem é transformado em biocombustível e utilizado na indústria de cosméticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.