sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ÓLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida nestes sistemas.
Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.
Esse óleo utilizado nas residências ao invés de ser descartado e poluir o meio ambiente, ele pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes.
Com estas ações, espera-se a minimização dos impactos causados pela deposição irregular do óleo, a diminuição dos problemas ambientais, redução de resíduos incluindo práticas ambientalmente seguras de reutilização, reciclagem ou disposição adequada.
Segunda –feira dia 10/10, estiveram reunidos na Secretaria de meio Ambiente, representantes da Secretaria de Saúde – Marcelo e Flávia, Secretaria de Ação Social – Lucas, Secretaria de Educação – Fátima e Secretaria de Meio Ambiente – Paula, juntamente com uma representante do Instituto São Francisco – Keity. A reunião foi sobre o Programa de reciclagem de óleo de cozinha no município.
Para o desenvolvimento deste programa é necessário o envolvimento e a participação de alunos e professores das escolas municipais, as quais seriam responsáveis pela multiplicação do tema através dos alunos e também as escolas serão responsáveis pelos “Eco Pontos”, locais onde principalmente os alunos,  e também a população descartariam o óleo para ser coletado por uma empresa recicladora.
            Estamos aguardando a resposta da Secretaria de Educação sobre a adesão,  participação e o apoio de diretores e professores nesse programa.
A implantação da coleta seletiva de óleo de cozinha é mais do que uma alternativa segura, é uma necessidade e uma obrigação da sociedade brasileira.
Espera-se também o engajamento da população nas ações propostas, despertando a consciência de corresponsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.