domingo, 13 de abril de 2014

ESPAÇOS PÚBLICOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspectos atuais

Com seus 23 mil m², focalizamos hoje a maior praça pública de Paranavaí.
9) Praça dos Pioneiros
Não consta a existência de uma Lei denominando oficialmente o antigo terreno onde era o Estádio Natal Francisco como Praça dos Pioneiros. A data significativa é da conclusão das obras. Na placa lê-se “Entregue ao Povo em 07/03/80”. O nome foi sugerido pelo jornalista Francisco Carlos Soares, do Diario do Noroeste, e acolhido pelo prefeito José Vaz de Carvalho, num momento em que muitas sugestões eram feitas quanto, inclusive, ao destino do antigo Estádio Natal Francisco. Até a construção do Centro Cívico – com prédios da Prefeitura, Câmara Municipal e Judiciário – chegou a ser cogitada.
Com seus 23 mil m² - duas quadras inteiras - é a maior praça de Paranavaí e a mais frequentada pela população não só do entorno, mas também dos bairros da cidade. É um importante ponto de encontro, resgatando a essência do espaço público como instrumento que aglutina a população, o que ocorre principalmente nas tardes domingueiras, quando o fluxo de transeuntes é maior.  Foi construída no terceiro mandato do prefeito José Vaz de Carvalho (31/01/1977-31/01/1983), onde era o antigo Estádio Natal Francisco, nome do pioneiro que viabilizou o terreno junto ao Estado, em 1947. José Vaz de Carvalho foi o primeiro prefeito da cidade, e recebeu como homenagem um busto inserido na praça. O topônimo do logradouro é uma homenagem àqueles que desbravaram a região. “Aos nordestinos pela crença e esperança em Deus, aos paulistas e mineiros pela experiência no comércio e no café, aos catarinenses e gaúchos pela determinação e pelas suas inseparáveis tradições, aos imigrantes asiáticos e europeus pelo seu exemplo de coragem. (...) Sem o trabalho e o suor de vocês este “canto” entre o Paranapanema e o Ivaí, não seria como foi e como é” (Placa de homenagens aos pioneiros localizada na praça).
É a praça que apresenta a maior diversidade de estruturas para o lazer da população. Possui quadra poliesportiva, quadra de areia, parque infantil bem estruturado, ATIs, um espaço improvisado para os skatistas (antiga quadra esportiva) e caminhos largos confeccionados em petit pavé, muito utilizado pela população para a prática de caminhadas. Existe também na praça um local para lanchonete. É nesse logradouro que ocorrem alguns importantes eventos da cidade, como por exemplo, a EXPOFLOR, uma feira de flores realizada anualmente sob o patrocínio do Lions Clube de Paranavaí e a já tradicional Feira da Lua, uma feira diferenciada, realizada semanalmente (às sextas-feiras), oferecendo além de hortifruti, uma área gastronômica diversificada.
Além da placa com referência à Praça dos Pioneiros, existem outras, como a dedicada aos pioneiros, com data de 12 de dezembro de 1979, na gestão de José Vaz de Carvalho; uma no espaço principal de circulação que se refere à conclusão da praça “Entregue ao Povo” em 07 de março de 1980, por José Vaz de Carvalho, e uma mais recente da entrega da Academia da Terceira Idade, localizada na praça, em 08 de março de 2008, pelo prefeito Maurício Yamakawa.
Localização: Rua Luiz Spigolon, Rua Antonio Felippe, Rua Manoel Ribas e Rua Edson Martins.
(Na edição de terça-feira (15/04) a Praça Mário Correa de Oliveira)

Fonte: SAUL BOGONI - bogoni@diariodonoroeste.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.