segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MEIO AMBIENTE VAI IMPLANTAR PROJETO CROTALÁRIA NAS ESCOLAS PARA AJUDAR NO CONTROLE DA DENGUE

Uma pequena planta vai começar a ser usada como uma grande aliada no combate à dengue em Paranavaí: a crotalária. Caracterizada como uma planta leguminosa, a crotalária atrai as libélulas, que são insetos voadores que se alimentam das larvas e dos mosquitos adultos do Aedes aegypti. “Vamos iniciar esta semana um trabalho nas escolas do município para apresentar o Projeto Crotalária Contra a Dengue. A ideia é envolver o maior número de alunos e moradores dos bairros em uma ação simples e de baixo custo que vai ajudar no controle da dengue em Paranavaí”, explica a Relações Públicas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Andressa Paz.
Cinco escolas serão as primeiras a receber a visita dos funcionários da Sema para a apresentação do projeto. São as escolas Jaime Canet, Cecília Meireles, Getúlio Vargas, Dácia Figueiredo Fortes e Ilda Campano Santini. “Nosso objetivo é explicar para os alunos sobre as características da planta, o ciclo de vida da libélula, e esclarecer como a crotalária pode ajudar a combater as larvas e o mosquito da dengue. Depois disso nós vamos distribuir e plantar as sementes da crotalária com os alunos, professores, funcionários e a comunidade do entorno da escola. Com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e margens de ribeirões, podemos controlar a transmissão da dengue eliminando as larvas e o inseto transmissor”, esclarece Andressa.
O Projeto Crotalária Contra a Dengue está programado para acontecer até o final do ano letivo em Paranavaí. A Secretaria de Meio Ambiente vai fornecer as sementes para o plantio e fazer o trabalho de orientação com a comunidade escolar. A meta é que todas as escolas, seus entornos e a casa de cada aluno tenha sementes de crotalária plantadas para ajudar no combate à dengue.
“Claro que simplesmente plantar a crotalária não vai deixar ninguém completamente livre da dengue. Os cuidados habituais precisam continuar, cada um fazendo sua parte, limpando seu quintal, eliminando qualquer objeto que possa acumular água parada. O plantio da crotalária é mais uma alternativa de reforço no controle de uma nova epidemia, mas cada cidadão precisa ser uma força a mais nesta luta”, frisa o secretário de Meio Ambiente do município, João Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.