quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROJETO ARTE COM SUSTENTABILIDADE CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Garrafas, caixinhas de leite, madeira, retalhos, botões. Lixo que vira arte nas mãos de artistas plásticas como a Iára Capraro. Paranaense, ela desenvolve técnicas artísticas que transformam um objeto de descarte feito de material potencialmente reciclável em arte de primeira linha. E foi esta arte que Iara e o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Laerty Dudas, vieram apresentar em Paranavaí através do Projeto Arte com Sustentabilidade Ambiental.
“O tema é de grande relevância no contexto em que vivemos hoje no país. Para nós é uma alegria receber um projeto como este em nossa cidade. Isso só acontece porque temos um secretário de Estado [Luiz Eduardo Cheida] engajado, criativo e útil nas ações de meio ambiente no Paraná. Hoje estamos trabalhando para tornar Paranavaí uma referência nestas questões ambientais e na preservação da água. Ao longo da história, o ser humano vem destruindo e esgotando os recursos naturais para seu próprio conforto. E estes recursos têm limites. Se não começarmos a cuidar com pequenos detalhes, não poderemos oferecer qualidade de vida para as futuras gerações. O Projeto Arte com Sustentabilidade Ambiental é importante porque une o útil ao agradável: a bela arte com ações de preservação”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti, que participou da abertura do evento.
Para o secretário de Meio Ambiente do município, João Marques, “o lixo hoje é considerado matéria prima para muitas atividades. É o que este projeto está trazendo para os municípios e esta interiorização das ações ambientais, trazendo a Secretaria de Estado para as cidades menores, é muito importante para criarmos uma consciência ambiental na população. Nossa cidade está passando uma transformação na coleta de materiais recicláveis. Em abril, recolhíamos três caminhões de materiais na cidade toda e nos distritos. Esta semana, recolhemos três caminhões e meio de materiais só no Sumaré, considerado no último LIRA como a região da cidade com menor incidência de focos de dengue. É uma grande evolução que traz benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a saúde da população”.
O Projeto Arte com Sustentabilidade faz parte do Programa Paraná sem lixões e foi desenvolvido buscando soluções práticas para contribuir na preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de materiais potencialmente recicláveis, ao mesmo tempo em que contribui com a geração de trabalho e renda através da inclusão social. Segundo informações do coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Laerty Dudas, o projeto tem a parceria da Sanear, Provopar, FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Itaipu Binacional, Tetra Park e Sindibebidas (Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná).
Ao todo, 24 municípios paranaenses, entre eles Paranavaí, estão participando do projeto e recebendo a visita da artista plástica Iara Capraro, que repassa suas técnicas a agentes multiplicadores através de um oficina de artesanato. Esses agentes aprendem como transformar elementos que seriam descartados em outros objetos agregando valor aos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.