quarta-feira, 27 de abril de 2011

LEI SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

A lei n° 3.641/2010, dispõe sobre a coleta, transporte e destinação final de resíduos em geral e institui a obrigatoriedade da separação e destinação final de resíduos sólidos domiciliares no município de Paranavaí e dá outras providências.

2 comentários:

  1. Com relação a separação do lixo isso a importância se dá pelo fato de que além de melhorar a saúde da população diminui também a população de ratos, baratas e outros animais transmissores de doenças. Mais importante ainda é montar um centro de triagem do lixo e assim empregar pessoas das comunidades principalmente as mães e jovens, e com o dinheiro arrecadado fazer melhorias nos bairros oferecendo uma melhoria de vida com creches melhores equipadas, escolas, postos de saúde, e ainda gerando renda para tirar as mulheres da colheita de cana-de-açucar porque isso acarreta em problemas graves na coluna, em breve teremos muitas mulheres e homens vitimas dessa cultura, gera renda e trabalho, com certeza gera, mas também com o tempo vai gerar em uma população com problemas sérios. Sou de Terra Rica, e estou desenvolvendo um Projeto de Educação Ambiental voltado principalmente nas escolas municipais e estaduais visando a melhoria das comunidades e com isso mudar a vida de muitos jovens que estão sendo encaminhados para a criminalidade, dando oportunidade de trabalho, esporte, musica e outras atividades para enriquecimento do currículo para entrar no mercado de trabalho.
    Sou Fábio Murakami de Terra Rica-PR, e-mail: fabio.murakamii@gmail.com - tel. 44-3441-1586.

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuno é seu comentário Fábio Murakami. Podemos citar o que aconteceu no município de Paranavaí quando foi fechado o lixão e inaugurado o aterro sanitário. Os catadores que estavam no lixão e os catadores carrinheiros foram chamados e organizados em forma de Cooperativa com o auxílio técnico da Prefeitura Municipal de Paranavaí. Foi um trabalho difícil no início, pois essas pessoas marginalizadas pela sociedade não tinham a mínima condição de trabalhar em equipe. Foi um trabalho árduo e contínuo porque às vezes essas pessoas estão conformadas com a própria situação e demandam tempo para aceitação de mudanças.
    Atualmente temos no município de Paranavaí a COOPERVAÍ – Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí, que possui uma instalação de aproximadamente 960 m² de área coberta e faz a separação de todo material reciclável coletado na coleta seletiva e dos materiais recicláveis recolhidos pelos catadores carrinheiros. O material reciclável coletado pela coleta seletiva do município, que atende a 100% da área urbanizada, é doado para a cooperativa que separa e vende esses materiais. Esta é uma realidade de um exemplo que deu e está dando certo.

    ResponderExcluir

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.