terça-feira, 10 de maio de 2011

EMPRESA INICIA CONSTRUÇÃO DA QUARTA ETAPA DA CÉLULA DO ATERRO SANITÁRIO






O prefeito Rogério Lorenzetti visitou nesta semana a construção da quarta etapa da célula do aterro sanitário de Paranavaí, que terá aproximadamente 10 mil m². A obra, que deve custar mais R$ 600 mil (recursos próprios do município), está sendo executada pela empresa Transresíduos, vencedora da licitação, e deve ser concluída em quatro meses.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente João Marques,pela engenheira civil da Secretaria e mestre em Gestão Ambiental, Sueli Miamoto, pelo diretor de Gestão Ambiental da Secretaria, Edson Hedler, e pelo encarregado operacional da empresa Transresíduos, Ronaldo Majevske.

De acordo com Marques, a vida útil da nova etapa da célula será de aproximadamente dois anos, tendo em vista que Paranavaí gera, em média, 1.800 toneladas de lixo comum por mês. “É claro que se conseguirmos diminuir essa geração de lixo comum e aumentar a separação de lixo reciclável poderemos otimizar recursos ampliando a vida útil do nosso aterro, além de preservar o nosso meio ambiente”, destacou o secretário.

De acordo com ele, Paranavaí está entre as cidades do estado que tem um dos melhores tratos com o lixo comum. Isso porque, a grande maioria dos municípios continua adotando o sistema de lixão. Vale destacar ainda que, o aterro de Paranavaí possui licença ambiental do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Frente a isso, Lorenzetti recomendou a Secretaria que estude uma foram de realizar visitas ordenadas ao aterro onde estudantes e a população em geral receberão informações sobre a importância do que é feito no local.

Por sugestão do secretário João Marques, o prefeito deverá consultar os municípios vizinhos sobre a possibilidade de realizar um consórcio ambiental para que, juntas, estas cidades consigam viabilizar recursos federais para fazer a coleta e o correto tratamento dos resíduos sólidos. O consórcio deverá passar ainda pela análise do departamento jurídico da Prefeitura e da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná).

Atualmente, um convênio aprovado por lei autoriza Paranavaí a receber resíduos sólidos de Tamboara mediante pagamento de R$ 35 por tonelada. De acordo com Marques, com a implantação do consórcio, este tipo de parceria poderá ser ampliada para outros municípios.

Grandes geradores de lixo – Terá início nesta semana o trabalho de pesagem dos resíduos sólidos produzidos pelos grandes geradores de lixo de Paranavaí. A informação é do diretor de Gestão Ambiental da Secretaria, Edson Hedler. De acordo com ele, um caminhão, com uma balança acoplada, começará a operar esta semana fazendo a pesagem dos resíduos produzidos por este grupo.

De acordo com a lei que disciplina a coleta, manejo e destinação dos resíduos em Paranavaí, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, os grandes geradores de lixo do município são responsáveis pela coleta e destinação do que produzem. Para recolher o lixo, eles terão que contratar uma empresa. Essa empresa poderá depositar o material no aterro sanitário, porém, pagará por quantidade (peso) colocada no local.


                                                                                       Isabele Boareto
                                                                                       Assessora de Imprensa
                                                                                       Prefeitura Municipal de Paranavaí

2 comentários:

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.