sexta-feira, 20 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES



As árvores são responsáveis por reduzir o efeito do aquecimento global, atuando como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de R$ 84 mil e limpará o ar a um valor de R$ 150 mil.
Também evitam ou reduzem a erosão do solo, contaminação da água e contribuem para as correntes subterrâneas e manutenção dos rios. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, também reduzem a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento, servindo de barreira visual.
Veja outras vantagens e características das árvores:• Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15% e 50%. As árvores são um meio de "refrigeração natural” que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.
• Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.
• As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.
• As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.
• As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes.
• As árvores contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados, fazendo a vida mais agradável, tranqüila e relaxada.
• A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos. Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias para que as nuvens se formem.
Saiba mais• Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as consequências da insolação direta.
• Diminuem a reflexão da radiação do sol: superfícies artificiais refletem até 50%, enquanto a vegetação reflete de 25% a 10% dessa radiação, diminuindo o efeito térmico.
• Efeito sobre o regime dos ventos: podem bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.
• Conservação da biodiversidade: as árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários, como aves e insetos.


Fonte:Johnny Lopes blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.