quarta-feira, 27 de julho de 2011

PROPOSTA É APRESENTADA A PREFEITOS E REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS VIZINHOS




Unir forças para conseguir mais recursos e investir em projetos e ações para o desenvolvimento da região, iniciando as atividades na área ambiental. Esta é a ideia que motivou o prefeito Rogério Lorenzetti a convidar os administradores municipais vizinhos a Paranavaí para a formação de um consórcio intermunicipal. Na prática, o grupo teria maior expressão política para reivindicar investimentos, além de se tornar uma unidade federada com mais de 100 mil habitantes, o que permitiria, inclusive, a busca de financiamentos internacionais.
A reunião, com prefeitos e representantes dos municípios, aconteceu na manhã desta quinta-feira (28). Na ocasião, Lorenzetti, o secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto Pereira da Silva, e o procurador jurídico do município, Antônio Homero Madruga Chaves, apresentaram uma proposta para a formação do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica), como deverá ser chamado, prevendo áreas de atuação e maneiras de aplicação prática da parceria.
Além de Paranavaí, foram convidados a participar do consórcio os seguintes municípios: Nova Aliança do Ivaí, Mirador, São João do Caiuá, Paraíso do Norte, Alto Paraná, Santo Antônio do Caiuá, Amaporã, Guairaçá, Terra Rica, São Carlos do Ivaí e Tamboara.
Para ilustrar os benefícios que esta iniciativa garantiria a toda a região, o prefeito Rogério Lorenzetti citou a parceria entre Paranavaí e Tamboara. Pelo valor de R$ 35 por tonelada de lixo, Tamboara irá utilizar o aterro sanitário de Paranavaí para fazer o depósito dos resíduos sólidos. “Esta é uma iniciativa que pode se estender para outros municípios”, disse o prefeito, lembrando que a formação do consórcio permitiria, ainda, a busca de recursos para muitos investimentos na área ambiental, por exemplo, a coleta seletiva.
O secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, João Marques, afirmou que a questão ambiental ultrapassa as fronteiras de cada município. “É um problema de todos”, disse. O depósito incorreto de lixo pode se transformar em uma realidade assustadora: a falta de água potável por causa da contaminação dos lençóis freáticos e dos rios. Por isso, salientou Marques, a parceria para o uso do aterro sanitário de Paranavaí é importantíssima. Segundo ele, dos 5.600 municípios do Brasil, apenas 447 contam com aterro sanitário tão bem estruturado quanto o de Paranavaí.
Prefeitos e representantes dos municípios que podem formar o consórcio levarão as propostas apresentadas pela Prefeitura de Paranavaí para que sejam analisadas. Na próxima semana, voltarão a se reunir para acertar os novos detalhes e elaborar, então, a minuta que guiará os rumos do consórcio intermunicipal. A partir de então, assinarão o protocolo de intenções e submeterão o projeto à aprovação das respectivas Câmaras Municipais.
Favoráveis - Os presentes manifestaram-se favoráveis à criação do consórcio. Lembraram que municípios pequenos têm dificuldades em conseguir recursos e realizar obras e projetos. Por isso, a união pode resultar em ações que beneficiarão toda a comunidade. O prefeito de São João do Caiuá, Cláudio Pauka, disse se tratar de “uma ideia brilhante” de Lorenzetti. “Faltam condições para comprarmos equipamentos, para investirmos nas melhorias. Com o consórcio, resolveremos boa parte deste problema.”
E é justamente este o papel do consórcio intermunicipal: a cooperação mútua. O prefeito Rogério Lorenzetti enfatizou: “vamos tomar todas as providências para o bom funcionamento desta parceria. Os problemas de um município interferem no desenvolvimento dos outros municípios, por isso, vamos trabalhar todos juntos”. E completou: “esta iniciativa é o reconhecimento de Paranavaí pelo apoio que os prefeitos da região nos deram ao longo da história”.
Tamboara – O prefeito de Tamboara, Reinaldo Gimenez participou da reunião. Depois de debatido o assunto da criação do consórcio intermunicipal, ele e Lorenzetti assinaram o convênio que garante ao município vizinho a utilização do aterro sanitário de Paranavaí. Segundo Gimenez, como não havia separação de lixo, a vida útil do aterro sanitário de Tamboara foi curta. Agora, com a parceria com Paranavaí, a cidade já implantou o programa de reciclagem de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.