terça-feira, 6 de setembro de 2011

DIA DO CAMPO LIMPO

Hoje 18/08 é o dia nacional do campo limpo. O evento promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpVE) em sua sétima edição tem como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da coleta e destinação correta das embalagens de agrotóxicos. Durante o dia, 100 unidades receptoras de vasilhames vazios estarão de portas abertas ao público, promovendo atividades educativas e culturais com foco na preservação do meio ambiente. Em Pernambuco, as unidades de Carpina e Petrolina se integrarão à mobilização. Entre janeiro e julho foram coletadas e destinadas 22 mil toneladas de embalagens do país e 101 toneladas no estado.

Atualmente, o Brasil é campeão mundial na coleta e reaproveitamento de embalagens de agrotóxicos. As estatísticas do inpVE mostram que 94% dos vasilhames de produtos tóxicos são reciclados através de um trabalho que envolve todos os quatro elos da cadeia produtiva agrícola. Vai desde os agricultores aos fabricantes e distribuidores de defensivos agrícolas. Através de um sistema batizado de campo limpo, as embalagens são coletadas, passam por um processo de higienização e depois são retiradas do mercado pelos fabricantes. O processo é conhecido como logística reversa e se enquadra à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

                                                                                                                                           Fonte:http://www.dianacionaldocampolimpo.org.br/
De acordo com Renata Nichioe, coordenadora de projetos do inpVE, “a expectativa para este ano é que 34 mil toneladas de vasilhames de agrotóxicos sejam recolhidos do mercado consumidor”. Desse total 94% serão reciclados e 8% incinerados porque o nível de toxicidade não permite o reaproveitamento. Segundo ela, “no dia nacional do campo limpo, 100 unidades receptoras de embalagens espalhadas em 21 estados ficarão de portas abertas para receber a comunidade local”.

Serão realizadas atividades educativas e culturais, como palestras e concursos de redações com premiação, para divulgar com os participantes a importância da coleta e reciclagem dessas embalagens e da preservação ambiental. O público alvo são agricultores, trabalhadores rurais e seus familiares, estudantes, professores, técnicos, cooperativas que comercializam defensivos agrícolas e a comunidade em geral. No ano passado o evento reuniu 139.619 participantes em 98 unidades de recepção de embalagens do inpVE localizadas em 23 estados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.