quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL - Prefeitos discutem novas ações para o CICA

Houve a entrega de recursos que estavam pendentes por parte da Sanepar para dois municípios: São João do Caiuá e Mirador
Os prefeitos dos 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) estiveram ontem na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) para uma reunião ordinária. 
O encontro teve apresentação de propostas e um espaço para debates. Além disso, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo Consórcio, como o Projeto Educação Ambiental - preparando para o futuro, desenvolvido em 25 escolas estaduais dos municípios integrantes e a entrega de recursos da Sanepar. 
Foi apresentado que aproximadamente oito mil estudantes do 6º ao 9º ano participaram do Projeto Educação Ambiental, com a elaboração de desenhos e redações sobre o futuro do meio ambiente. 
No dia 27 de outubro será realizada a premiação dos três melhores trabalhos de cada categoria. Em ambos os casos, o 1º lugar ganha um celular e o 2º e 3º ganham um tablet. A parceria foi com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NRE). 
Outra pauta em questão foi em relação ao planejamento de novas ações do Consórcio. Para o prefeito Rogério Lorenzetti, é preciso elaborar um plano que mostre a importância do CICA e a sua utilidade na área ambiental. 
“O CICA é uma ferramenta muito importante. É um exemplo de gestão ambiental, e por isso, é preciso elaborar um projeto de como queremos o Consórcio no futuro e a sua importância, para que assim, possamos apresentar em janeiro de 2017 aos futuros governantes. Só assim o projeto continuará acontecendo com bons resultados para cada município integrante”, declarou Lorenzetti.
ENTREGA DE RECURSOS - Na ocasião, também houve a entrega de recursos que estavam pendentes por parte da Sanepar para dois municípios: São João do Caiuá (R$ 51.736,64) e Mirador (R$ 10.111,34). 
“O recurso que a Sanepar repassa aos municípios se refere a 1% do faturamento que temos na cidade em ocasião. Ele só acontece a partir do momento que o município tenha formado o Fundo de Meio Ambiente, que esteja com as contas em dia e com os contratos renovados”, esclareceu o gerente da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech. 
Rech ainda disse que aqueles municípios que não estiverem com a documentação em dia devem procurar o CICA e fazer a regulamentação, para assim, estarem aptos a receberem. 
“Desde 2006 que estamos repassando para cada município os valores referentes ao convênio. Basicamente, a verba é destinada para a conservação de mananciais”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.