quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CERTIFICADO AMBIENTAL É ENTREGUE PARA OUTRAS 20 EMPRESAS DO MUNICÍPIO




Uma solenidade realizada nesta segunda-feira, 6, marcou a entrega dos Certificados Ambientais para outras 20 empresas do município que já estão realizando a logística reversa de resíduos de eletroeletrônicos de acordo com a Lei Federal nº 12.305 de 2010. Agora, já são 29 empresas do município operando de acordo com a lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Os certificados foram entregues pela Associação Fukuoka do Sul do Paraná que, na mesma ocasião, recebeu do chefe do Escritório Regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Mauro Cézar Braga, a sua licença de operação. A ONG (Organização Não Governamental) Associação Fukuoka é uma das entidades autorizadas no município a recolher e dar destinação correta às sucatas de equipamentos eletroeletrônicos e materiais elétricos que são repassadas pelas mais de 90 empresas que comercializam estes tipos de produto em Paranavaí. Vale lembrar que, estas empresas funcionam como “Eco Pontos” para os consumidores e são responsáveis pelo recebimento das sucatas dos equipamentos que elas próprias comercializam. 
De acordo com a lei, uma vez que as lojas entregam os resíduos para a ONG, ou qualquer outra empresa que tenha a licença de operação do IAP, ela terá direito ao Certificação Ambiental, que será usada na renovação do alvará e da licença sanitária.
Para Roger Noguti, representante da Associação Fukuoka em Paranavaí, e Edson Sadao Imoto, representante da ONG no estado, o convênio com as empresas do setor é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e para um consumo mais sustentável. “A correta destinação desses produtos deve ser uma preocupação de todos nós. [...] Hoje temos um custo elevado para dar a destinação correta a essas sucatas, da mesma forma como os benefícios também serão muitos”, ressaltou Imoto.
O custo para colocar em prática um projeto como o da logística reversa também foi salientado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques. Segundo ele, que há poucos dias participou de um encontro dos secretários do Meio Ambiente em Porto Alegre (RS), muitas cidades de grande porte não tem sido capaz de desenvolver o projeto da forma como Paranavaí tem feito, deixando para as futuras gerações a tarefa de lidar com os problemas ambientais.
“Devemos ressaltar a atitude do prefeito Rogério Lorenzetti que, diferente de outros gestores, teve a coragem de colocar em prática esse projeto audacioso, que até poderia parecer antipático aos olhos de muitos empresários, mas que será de extrema importância para as próximas gerações”, afirmou o secretário.
Para o prefeito, a decisão da exigência do Certificado Ambiental no momento da renovação do alvará é prova de que a atual administração se preocupa com a qualidade da vida no planeta. “Falo isso como ser humano e não como homem público: ou cuidamos bem do nosso planeta, ou não teremos mais a nossa casa”.  



Um comentário:

  1. Rogerio Lorenzettidomingo, fevereiro 12, 2012

    Mais uma boa e importante iniciativa desta administração, vai refletir na qualidade de vida das novas gerações.

    ResponderExcluir

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.