quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

LIXO RECICLÁVEL

COOPERATIVA DE PARANAVAÍ AINDA CORRE O RISCO  DE DEMITIR TRABALHADORES


A quantidade de materiais reaproveitáveis recolhidos nas ruas de Paranavaí ainda não é suficiente para manter os 60 trabalhadores da Cooperativa de Seleção de Material Reciclável e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí). Com o risco real de desligamento de 20 pessoas, os cooperados pedem o apoio da população. A gerente da Coopervaí, Vera Márcia Teixeira de Lima, disse que aos poucos os moradores têm se conscientizado sobre a importância de separar lixo orgânico dos materiais recicláveis. Atualmente, a coleta mensal é de aproximadamente 140 toneladas, mas é possível alcançar números ainda melhores.

Vera afirmou que em Paranavaí são produzidas quase 600 toneladas de lixo reciclável por mês, ou seja, 460 toneladas são despejadas no aterro sanitário justamente porque as pessoas não estão fazendo a separação de forma correta.

“Se todo esse material perdido viesse para cá, não correríamos o risco de mandar cooperados embora e poderíamos ter mais pessoas trabalhando com a gente. Seria bom não somente para a Cooperativa, mas, também, para o meio ambiente”, ressaltou a gerente da Coopervaí.

Basicamente, a dica é que plástico, papel, vidro e metal sejam separados do lixo orgânico, por exemplo, restos de comida. Copos plásticos descartáveis e caixas de sabão em pó são considerados rejeito, já que não podem ser reaproveitados.

SERVIÇO - Dúvidas sobre a separação correta de lixo podem ser esclarecidas na própria Coopervaí. Para entrar em contato, basta ligar para 3902-1120. Para saber quais dias o caminhão da coleta seletiva passa em frente à sua casa, basta acessar o blog da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (www.semampvai.blogspot.com) ou ligar para 3902-1145.

Fonte: Jornal Diário do Noroeste
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.