sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ROGÉRIO É ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL CAIUÁ

Com o objetivo de somar esforços para solucionar problemas comuns dos municípios nas áreas de meio ambiente e infraestrutura, foi constituído, ontem, o Consórcio Intermunicipal Caiuá - Ambiental. A iniciativa, inédita na região, reuniu os municípios de Paranavaí, Tamboara, Alto Paraná, Amaporã e Mirador, além de Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí, que também já estão tratando de suas adesões. A decisão de eleger o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, como presidente do grupo, foi uma decisão unânime dos prefeitos presentes no encontro.

Segundo eles, além de estar à frente do município sede da região Noroeste, foi Rogério quem deu o pontapé para a criação do consórcio e buscou a sua viabilização.

“Rogério sempre buscou o crescimento da região como um todo porque ele entende que, para Paranavaí crescer, o restante da região também precisa se desenvolver. E por ter essa atitude e visão de crescimento, nada mais junto que ele seja o presidente”, declarou Reinaldo Gimenez, prefeito de Tamboara.

No final deste mês, o prefeito Rogério Lorenzetti deve viajar para Brasília onde aproveitará para buscar recursos que possam ser investidos em ações e projetos de desenvolvimento da região.
Na capital federal, Lorenzetti vai participar de audiência com o senador Roberto Requião, que já confirmou que vai apoiar o consórcio inclusive com a destinação de Emenda Parlamentar para a aquisição de equipamentos. A sugestão para a criação da organização foi uma sugestão de Requião, quando ainda era governador.

Apesar de revelar que não tinha pretensão de ocupar o cargo de presidente, Rogério agradeceu a indicação dos companheiros.

“Não estou fazendo isso por intenção política, mas sim porque acredito que, com a soma de esforços, poderemos ter representatividade e força política para conquistar sempre mais”, afirmou.

“A criação deste consórcio é uma situação definitiva, que vai perdurar e ajudar muitos administradores no futuro. [...] Tenho certeza que vai ser uma coisa muito boa para o desenvolvimento da nossa microrregião. Parabéns aos gestores por essa visão de futuro”, completou o prefeito.

Na opinião dele, existem, pelo menos, três boas razões para a criação do grupo. A primeira delas diz respeito à área ambiental, em especial os aterros sanitários, no qual muitas prefeituras ainda estão com pendências. Rogério entende que, juntas, as prefeituras poderiam ratear o custo de manutenção do aterro e resolver de uma vez por todas o problema da contaminação do lençol freático.

A segunda razão seria a manutenção da infraestrutura das estradas rurais e vias urbanas, já que o consórcio facilitaria a aquisição de equipamentos como patrulha rural e usina de asfalto a quente (CBUQ), que poderiam ser utilizadas em conjunto por todas as cidades.

A iluminação pública foi o terceiro motivo apontado por Lorenzetti. De acordo com ele, este também é um problema comum dos municípios do consórcio, mas que poderia ser resolvido com a contratação de mais uma equipe em Paranavaí.

Segundo o prefeito, a contratação de uma equipe com engenheiro eletricista só é economicamente viável para cidades com mais de 50 mil habitantes. Desta forma, Paranavaí passaria a contar com duas equipes que poderiam atender a sua própria demanda e a de outros municípios do grupo.

Na oportunidade, Rogério aproveitou para agradecer o secretário de Meio Ambiente, João Marques, pelo seu trabalho de articulação, o Procurador Geral Homero Madruga Chaves, por ter cuidado da parte burocrática, e o Legislativo, representado pelo vereador Celso Avelar, por ter entendido a necessidade de criação da entidade.

A assinatura da ata de constituição e a aprovação do estatuto do consórcio aconteceram no Salão Nobre da Prefeitura de Paranavaí, onde também foi realizada a eleição da diretoria, que terá Rogério Lorenzetti como presidente, Cláudio Golemba (Alto Paraná) como vice, Reinaldo Gimenez (Tamboara) como secretário, Luiz Wessler (Mirador) como vice, e Mauro Lemos (Amaporã) como tesoureiro.

No final da reunião, o secretário João Marques afirmou que continua aberta, para outros municípios, a possibilidade de adesão ao consórcio. Além dos seis municípios que já compõem o grupo, também foram convidados para participar do consórcio os municípios de: Nova Aliança do Ivaí, São João do Caiuá, Santo Antonio do Caiuá, Guairaçá e Terra Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.