quinta-feira, 27 de março de 2014

ESPAÇOS URBANOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspecto da Praça Praça Rodrigo Ayres de Oliveira, nos dias de hoje

Nesta terceira reportagem, a segunda praça criada oficialmente em Paranavaí, hoje bem mais diferente da época.
2) Praça Rodrigo Ayres de Oliveira
Lei nº 250/60, sancionada pelo prefeito Ulisses Faria Bandeira em 25 de novembro de 1960, denomina Praça Rodrigo Ayres de Oliveira a praça situada no Loteamento Antigo Aeroporto. 
A praça está localizada entre as atuais Ruas Adib Aburad, Salgado Filho, Amapá e Guaporé e inicialmente recebeu como construção um coreto (local que servia de palanque para autoridades nas manifestações cívicas ou apresentações artísticas, que depois cedeu lugar à construção do Centro Cultural que abriga o Teatro Municipal Altino Afonso Costa e Biblioteca Pública Julia Wanderley).
Rodrigo Ayres de Oliveira era natural do Rio Grande do Sul e foi criado em Avaré-SP, onde contraiu matrimônio com Antônia Rodrigues de Oliveira, carinhosamente chamada de Dona Tonica, com quem teve quatro filhos: Maria José Oliveira (in memoriam), Maria Eliza Oliveira Ferreira (casada com o advogado Roberto Ferreira, pais do juiz de Direito Roberto Ferreira Filho, atualmente atuando em Campo Grande-MS. 
O casal transferiu residência no final do ano passado – 2013 – para Curitiba), Maria da Penha Oliveira Surjus (casada com o engenheiro-agrônomo e pecuarista Axel Surjus) e José Milton de Oliveira (casado com Alice Ungaro). Em 1942 veio para Paranavaí a convite do Interventor
Manoel Ribas, para ajudar na colonização de terras do Estado, situadas nos limites da Companhia de Terras Norte do Paraná, Rios Paranapanema, Ivaí e Paraná. 
Em 1943 buscou a família em Londrina para também residir na então pequena cidade. Rodrigo Ayres e sua esposa prestavam serviços relevantes a todos que aqui chegavam em busca de uma oportunidade, numa terra que estava sendo desbravada.
Tudo que surgiu em Paranavaí na época teve em seu início o apoio e o entusiasmo do casal. Colaborou com a vinda do Banco do Brasil e foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Rural de Paranavaí.
Rodrigo Ayres de Oliveira faleceu em 04 de julho de 1960 e a esposa Antonia Rodrigues de Oliveira (Dona Tonica) faleceu em 02 de fevereiro de 1970.
A Praça Rodrigo Ayres de Oliveira acabou recebendo a construção do Centro Cultural, inaugurado em 1º de abril de 2003 pelo prefeito Deusdete Ferreira de Cerqueira, em projeto iniciado na gestão do prefeito Teruo Kato, quando uma proposta apresentada pelo vereador Romeu Bogoni localizou ali o Centro Cultural. 
Área original da praça: 8.600m².
(Na edição de domingo, 30/03, o Parque Municipal Antonio José Messias)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br




http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/56619-redescobrindo-pracas-publicas--bosques--parques-e-memoriais-de-paranavai#.U0L8ZvldV64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.