domingo, 30 de março de 2014

ESPAÇOS URBANOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

O Parque Municipal Antonio José Messias, que homenageia o terceiro prefeito de Paranavaí (1960-1964), recebeu esta denominação 60 anos depois de inaugurado como Bosque Municipal de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíUma das trilhas no Bosque

Nesta quarta reportagem da série, um resumo histórico do Bosque Municipal:

3) Bosque Municipal de Paranavaí (Parque Municipal Antonio José Messias)
O Parque Municipal Antonio José Messias, que homenageia o terceiro prefeito de Paranavaí (1960-1964), recebeu esta denominação 60 anos depois de inaugurado como Bosque Municipal de Paranavaí. 
O idealizador foi o próprio médico Antonio José Messias, como prefeito. Na época o Bosque fazia parte dos “Sessenta Alqueires”, área de propriedade particular. 
Com uma plataforma administrativa de cunho social, Messias idealizou a criação do primeiro loteamento eminentemente público, que denominou de Vila Operária, com venda de lotes a preços acessíveis embora, na época, um pouco afastado do chamado centro da cidade.
Através da Lei 259/61 de 19 de maio de 1961, e publicada no Diário do Noroeste, órgão oficial do município, em 27 de maio de 1961, Antonio José Messias providenciou a desapropriação da área de 60 alqueires. 
Em 23 de dezembro de 1961 o prefeito Antonio José Messias desapropria judicialmente o Lote 19 da Gleba 1 da Colônia Paranavaí, conhecido como “60 alqueires” à margem do Rio Suruquá, destinado ao Bosque Municipal. 
A área pertencia em 1959 a Rogério Machado, que a cede em 30/12/1959 a Ana Maria Pereira, que a repassa a Afonso Valentim Sguissardi, em 14/03/1960.
O negócio foi concretizado em 26 de março de 1961, em virtude da desapropriação judicial, e o município de Paranavaí adquiriu a área de 1.430.000 metros quadrados, denominada oficialmente como Lote 19 da Gleba 1 – B, Colônia Paranavaí.
Essa área engloba hoje aglomerados residenciais e comerciais como: Jardim Vila Alta, Conjunto Residencial Tânia Mara Vieira, Conjunto Habitacional Dona Josefa, Vila Operária e Residencial Vila Nova.
O Bosque Municipal foi criado por Messias numa reserva de mata nativa de 202.051m² “nos fundos da Vila Operária”. Como atrativos na época da inauguração tinha trilhas bem conservadas que levavam até ao riacho Suruquá, ponte pênsil numa das deformações do terreno, um minizoológico com pássaros, antas e outros pequenos animais (os macacos que hoje habitam a rala floresta são remanescentes da época, simplesmente soltos porque ninguém cuidava mais). 
Não consta que tenha havido algum documento oficial de criação do Bosque Municipal, simplesmente assim denominado o local. 
Devido a exigências legais, passados 31 anos, pelo decreto 4.139/92, o prefeito Rubens Felippe oficializou o Bosque com 202.051 m² e pela Lei 1.542/92, sancionada em 11 de maio de 1992, denominou o Bosque Municipal existente na Vila Operária de Bosque Municipal de Paranavaí Prefeito Doutor Messias. 
O Projeto nº 008/92 foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Abel de Souza Morangueira em 17 de fevereiro de 1992. Não foi localizada na Câmara Municipal a justificativa, mas trata-se de uma homenagem ao terceiro prefeito de Paranavaí, o médico Antonio José Messias, falecido em 19 de janeiro de 1981. 
Mais 19 anos se passaram e em 4 de abril de 2011, pela Lei Municipal n° 3.740/11, o prefeito Rogério José Lorenzetti mudou a denominação de Bosque Municipal de Paranavaí Prefeito Doutor Messias para Parque Municipal Antonio José Messias, também atendendo a nova legislação federal.
A área tem sido palco de invasões pelo próprio poder público e ali estão localizadas atualmente a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí)
Localização: Vila Operária, ao final da Rua Martin Luther King.
Área original: 202.051m². A área de preservação resume-se nos dias atuais a 20,20 alqueires, de acordo com o Iapar
(Na edição de terça-feira, 1º/04, a Praça Papa João XXIII)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br





http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/56715-redescobrindo-pracas-publicas--bosques--parques-e-memoriais-de-paranavai#.U0L7pfldV64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.