sexta-feira, 28 de março de 2014

LORENZETTI ASSINA AUTORIZAÇÕES DE LICITAÇÃO E OBRAS PARA BAIRROS PREMIADOS NO CONCURSO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS


 
O prefeito Rogério Lorenzetti assinou, na tarde desta sexta-feira (28) três documentos importantes para o setor de Meio Ambiente e para as comunidades dos bairros de Paranavaí. O primeiro documento instituiu oficialmente o regulamento do Concurso de Melhor Separação e Destinação de Resíduos por Setor de Coleta no município. O segundo documento autoriza a abertura de licitação para a implantação de 25 abrigos de ônibus, e o terceiro autoriza o empenho para o início das obras de construção de duas ATIs (Academia da Terceira Idade) nos jardins Ipê e Santos Dumont. Os dois bairros fazem parte do Setor 6, o primeiro premiado no Concurso realizado no final de 2013.
O secretário de Comunicação, Jorge Roberto Pereira da Silva, explicou que em 2013 foi lançado e realizado a primeira etapa do Concurso em novembro, com a escolha da região com melhor qualidade de separação e destinação dos resíduos. Os moradores da região puderam escolher um conjunto de benfeitorias no valor de R$ 100 mil que serão executadas nos bairros. “Os recursos ficaram consignados no orçamento de 2014, já que no ano passado sofremos com a epidemia de dengue, que exigiu que o município tivesse um gasto excessivo para conter a situação. Agora o município está oficializando o regulamento, com as datas para a realização da nova etapa do Concurso este ano”, explicou.
O prefeito Rogério Lorenzetti agradeceu especialmente o envolvimento da RPCTV nas campanhas de conscientização da população. “A campanha foi fundamental para instruir as pessoas sobre os riscos da epidemia e as maneiras de evitar um novo surto na cidade. A emissora foi uma grande parceira para vencermos o problema e encampou conosco a ideia da Campanha de Separação de Resíduos. Muitos perguntam como o município vai premiar os bairros com R$ 100 mil em obras. Mas é só considerar que este valor já foi economizado quando as comunidades começaram a separar melhor o lixo, enviar menos produtos para o aterro – o que diminuiu os custos com coleta e transporte e também com tratamento dos resíduos. O que queremos é incentivar a comunidade a separar corretamente os resíduos, sabendo que além de contribuir para a qualidade do meio ambiente, também poderão ser contempladas com obras em seu bairro, que vão contemplar as necessidades da comunidade”, destacou Lorenzetti.
O gerente geral da RPCTV em Paranavaí, Edwaldo Formentão Júnior, apontou que a Campanha Paraná do Bem – Cidade Limpa foi uma ideia para unir forças contra o problema da dengue. “Todo mundo travava uma batalha contra a epidemia, mas a partir do momento que os segmentos se uniram, cada um fazendo aquilo que sabia para envolver a comunidade na luta contra a dengue, as coisas funcionaram. Foi uma campanha de 90 dias, que depois foi complementada com ações do ‘Chega de Dengue’. Mas, para nós, o maior legado é este momento que estamos presenciando depois da campanha. É ver as comunidades dando continuidade a este envolvimento, o município incentivando através deste Concurso, é ver os benefícios que uma pequena campanha conseguiu agregar para solucionar o problema da dengue e do lixo em Paranavaí. A responsabilidade de cuidar da cidade é nossa, de cada cidadão. E nós, como emissora de TV, ficamos felizes de participar deste processo”, frisou Formentão.
Nova etapa – Segundo o secretário interino de Meio Ambiente, Edson Hedler, o cronograma para a nova etapa do Concurso de Melhor Separação e Destinação de Resíduos por Setor de Coleta já está previsto no regulamento assinado pelo prefeito Rogério Lorenzetti. “Graças a campanha em parceria com a RPCTV em 2013, tivemos oportunidade de alavancar os trabalhos e aumentar muito a coleta seletiva em Paranavaí. Com o Concurso, não estamos buscando premiar simplesmente o setor que entrega maior quantidade de lixo, mas sim aquele que faz a separação com mais qualidade, com menos resíduos contaminados. Já estamos atentos e trabalhando para cumprir os prazos da nova etapa do concurso este ano. Em julho será realizada a nova gravimetria e até o dia 10 de agosto a Secretaria vai anunciar o setor vencedor com seus bairros de abrangência. A partir daí, as Associações de moradores terão um prazo para se reunir e discutir quais as melhorias serão implantadas nos bairros. A lista com as melhorias deve ser apresentada até 15 de setembro, quando o município vai incluir as obras no orçamento de 2015 para a execução”, explicou Hedler.
A reunião para a assinatura dos documentos contou com a presença de representantes da RPCTV, presidentes das associações de moradores e comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.