quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ENVENENAR ÁRVORES PODE RESULTAR EM PROCESSO CRIMINAL

O processo para saber se a planta foi envenenada é bastante complexo, por isso, na maioria das vezes é difícil constatar se houve ação criminosa. Pode ser o efeito da queda de um relâmpago ou a evolução natural da planta

A poucos metros, duas árvores secas dividem espaço com outras plantas aparentemente saudáveis
Foto: Fabiano Fracarolli
Árvore seca pode ser sinal de envenenamento. É difícil confirmar se a morte da planta foi ou não causada pela aplicação de alguma substância química, mas, quando isso ocorre e o responsável é identificado, a prática pode resultar em processo criminal.
Por sugestão de uma leitora do Diário do Noroeste que não quis ser identificada, a equipe de reportagem registrou a situação de duas árvores plantadas na esquina das Ruas Arduíno Mário Morini e Geraldo Pereira dos Santos, no Jardim América, em Paranavaí.
A moradora reclamou: “Isso não pode acontecer, com essas temperaturas em alta, é suicídio”. E a indignação faz sentido. De acordo com a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Poliana Morais, as árvores reduzem a sensação térmica e contribuem para manter a umidade relativa do ar mais elevada.
Além disso, uma cidade arborizada tem menores índices de poluição, já que as plantas funcionam como filtros naturais para os gases que prejudicam a qualidade do ar. “Árvores são nossas parceiras e não inimigas”, disse Poliana.
O processo para saber se a planta foi envenenada é bastante complexo, por isso, na maioria das vezes é difícil constatar se houve ação criminosa. Pode ser o efeito da queda de um relâmpago ou a evolução natural da planta. 
Poliana explicou que por causa de todas as dificuldades para confirmar o envenenamento, na maioria das vezes o que se tem é a suspeita do crime. E existem muitas árvores de Paranavaí nessa situação. Por isso, para informar a equipe da Secretaria de Meio Ambiente sobre possíveis envenenamentos de árvores, basta ligar para 3902-1145 | 3902-1146.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.