sábado, 3 de janeiro de 2015

MORADORES QUE NÃO ELIMINAREM FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE SERÃO MULTADOS

Moradores que não eliminarem focos do mosquito da dengue serão multados

Multa será aplicada apenas quando houver focos do Aedes aegypti
Foto: Arquivo DN

A partir deste ano, os moradores de Paranavaí que não eliminarem focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, serão multados. A medida é uma estratégia da Administração Municipal para evitar que a cidade enfrente nova epidemia de dengue, como ocorreu em 2013. 
O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, disse que o número de criadouros do mosquito encontrados nas últimas semanas do ano passado revelou o descaso da população. De 1º a 19 de dezembro foram 301 focos de larvas do Aedes aegypti, todos descobertos durante as visitas de rotina feitas pelos agentes de controle de endemias.
A maioria desses criadouros (42,9%) foi identificada em pequenos depósitos móveis, por exemplo, bebedouros de animais. Piscinas e tanques, além de lixo descartado de maneira irregular, também fazem aumentar a preocupação de Fadel Filho. “A quantidade de mosquitos em circulação é assustadora”.
O diretor da Vigilância em Saúde explicou que nos dois primeiros meses do ano os agentes de controle de endemias expedirão advertências e farão orientações para os moradores. A aplicação das multas terá início a partir de março. O valor inicial será de R$ 200, dobrando a cada reincidência.
Fadel Filho fez questão de informar que as multas que serão aplicadas por causa dos criadouros do mosquito da dengue nada têm a ver com o trabalho de fiscalização sobre terrenos baldios. Esse continuará sendo realizado pelas equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente.
NÚMEROS - Em 2014, a Vigilância em Saúde registrou mais de 550 casos suspeitos de dengue em Paranavaí, confirmando 99 e descartando aproximadamente 450. O último caso positivo foi registrado no período de 16 a 22 de novembro.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.