sábado, 28 de março de 2015

PARANAVAÍ Com duas áreas da cidade em surto, dengue causa preocupações extras

Na área do Santos Dumont foram contabilizados pelo menos 18 casos positivos e novas notificações diárias, enquanto no São Jorge são 11 registros. No geral a cidade tem 61 pacientes positivos para dengue


Nesta semana aumentou ainda mais a preocupação com a possibilidade de uma nova epidemia de dengue em Paranavaí. A cidade agora tem duas áreas consideradas em surto e outras duas em vias de entrar na mesma condição.
Ontem o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, informou que além da área do Jardim Santos Dumont (e bairros do entorno), a região do Jardim São Jorge (especialmente perto da Rua Barão do Rio Branco) também pode ser considerada em surto. 
A condição é caracterizada pelo aumento localizado do número de casos em curto espaço de tempo. A epidemia, por sua vez, é uma situação mais prolongada e espalhada pela cidade. 
Na área do Santos Dumont foram contabilizados pelo menos 18 casos positivos e novas notificações diárias, enquanto no São Jorge são 11 registros. No geral a cidade tem 61 pacientes positivos para dengue em um total e 277 notificações de casos suspeitos. 29 exames ainda aguardam resultado do Laboratório Central do Estado - Lacen.
Além das áreas já em surto, outros dois pontos da cidade preocupam a Vigilância, podendo entrar rapidamente em surto. São eles: área perto do estádio Waldemiro Wagner e região do Aeroporto Edu Chaves. 
Para enfrentar a situação delicada, Fadel Filho reforça as medidas de controle, tais como o bloqueio e a limpeza de ambientes e bocas de lobo, feita no Jardim Santos Dumont, por exemplo. 
O bloqueio consiste em pulverizar inseticida para eliminar o mosquito transmissor adulto (Aedes aegypti) num raio de 300 metros da casa de cada paciente. Com isso, reduz-se a possibilidade de contágio a partir do caso registrado pela ausência do vetor. 
O diretor confirma que houve um aumento no número de casos a partir do período da ExpoParanavaí, evento que trouxe pessoas de todas as cidades da região, muitas delas em epidemia. Porém, o impacto foi menor que o temido antes da feira.
NOVO LEVANTAMENTO - Enquanto se preocupa com o combate ao mosquito, a cidade começa nesta segunda-feira o segundo Levantamento de Índice Rápido - Lira - do ano de 2015. O trabalho verifica a infestação pelo mosquito transmissor. O primeiro, realizado em janeiro, apontou infestação de 4,7%, muito além do tolerável pela Organização Mundial de Saúde - OMS - abaixo de 1%.
O Lira consiste de busca em 10% dos 1.600 quarteirões da cidade e verificação em 20% dos imóveis de cada. Em toda a cidade serão cerca de dois mil imóveis, escolhidos de forma aleatória.  
Após a verificação, os integrantes do Comitê de Combate à Dengue serão convidados para uma reunião de avaliação. Se não houver atraso na coleta dos dados por causa de eventuais chuvas, o encontro será na quinta-feira, às 8h30, na sede da Vigilância. 


http://diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/66677-com-duas-areas-da-cidade-em-surto--dengue-causa-preocupacoes-extras#.VRqN-_nF8mE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.