terça-feira, 29 de março de 2016

CICA lança projeto de Educação Ambiental nesta quarta


O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental – CICA, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e Maringá, lança nesta quarta-feira (30) o Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro. A cerimônia de lançamento do projeto está marcada para às 9h, no auditório do NRE (Rua Marechal Cândido Rondon, 1596 – Centro).

O projeto será desenvolvido em 25 escolas estaduais dos 12 municípios integrantes do CICA, abrangendo mais de 7.200 estudantes do 6º ao 9º ano. O objetivo principal é disseminar e estimular a adoção dos Princípios 5Rs dos Resíduos – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, colaborando assim, indiretamente, com os programas municipais de coleta seletiva, com o aumento da vida útil dos aterros sanitários, com a melhoria da qualidade dos resíduos secos com potencial de reciclagem, com a redução do número de casos de doenças decorrentes de problemas sanitários e com a difusão dos conceitos de sustentabilidade através da adoção de corretas práticas ambientais no cotidiano escolar e familiar.

O Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro, traz uma proposta de formação aos professores da rede estadual de ensino e também a realização de um concurso para os alunos do 6º ao 9º ano, onde serão selecionadas as três melhores redações e os três melhores desenhos relacionados aos temas trabalhados em sala de aula. O melhor desenho selecionado será o personagem mascote do CICA.

A formação dos professores em cada município será realizada pela equipe técnica do Consórcio, por profissionais da saúde de cada município, conselheiros locais do CICA e representantes das cooperativas, tratando de questões ambientais, tanto a nível nacional como da realidade local. A partir daí, os professores receberão o kit do Circuito Tela Verde, que servirá como material didático e de consulto para suporte e abordagem da temática dos 5Rs, e também para subsidiar a produção das redações e desenhos em sala de aula.

A capacitação dos educadores nos municípios vai acontecer entre os dias 25 de abril e 16 de maio. A entrega das redações dos alunos e dos desenhos dos mascotes deve ser feita pelas escolas até o dia 30 de setembro, e a cerimônia de encerramento do projeto com a premiação dos três melhores trabalhos (redações e desenhos) está marcada para o dia 27 de outubro.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no CICA, através dos telefones 3422-5157 ou 3062-1490, ou ainda no site do Consórcio:www.consorciocaiuaambiental.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.