terça-feira, 22 de novembro de 2011

SEAB QUER ERRADICAR MURTAS NA REGIÃO NOROESTE

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) está realizando um trabalho de conscientização em toda a região a respeito do greening, uma doença que atinge murtas e plantas cítricas. A preocupação é com a contaminação das plantações de laranja, uma das principais atividades econômicas do Noroeste do Paraná.
Neste cenário, a erradicação das murtas é determinante, uma vez que a transmissão da doença se dá por um inseto, o Diaphorina citri, que contamina a planta ao sugar a seiva. Por isso, a eliminação das murtas está estabelecida por leis municipal (2.990/2007) e estadual (15.953/2008).
De acordo com o chefe regional da Seab, Gabriel Back, a criação de legislações próprias seria uma grande ferramenta de combate ao greening, e esta orientação está sendo feita aos prefeitos das cidades onde ainda não existem leis municipais determinando a eliminação das murtas.
Dentro das propriedades rurais, que é onde a Seab realiza a fiscalização, os moradores são orientados a fazer a erradicação da murta. Se isso não ocorrer em um prazo de até 30 dias após o comunicado, os proprietários ficam sujeitos a multas que podem passar de R$ 4 mil.
Em Paranavaí, no perímetro urbano, a fiscalização é feita pela Secretaria de Meio Ambiente e, segundo o secretário João Marques, a erradicação das murtas já aconteceu. O problema, no entanto, pode vir de municípios vizinhos, onde moradores ainda utilizam a planta nos jardins ou como cerca viva.
 
SINTOMAS DO GREENING - Na superfície dos frutos contaminados pelo greening surgem manchas circulares verde-claras. Os frutos adquirem forma assimétrica e tamanho reduzido. As sementes são abortadas e a columela (parte branca central) fica deformada, com a presença de vasos amarelos. Todos esses sintomas interferem na qualidade do fruto.
 Fonte: Jornal Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.