sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MUNICÍPIO SEGUE EXECUTANDO SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO NA REGIÃO DA APA




O município de Paranavaí está realizando diversos serviços em propriedades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Araras, às margens das Estradas do Barbalho e Estrada Saleik Soumaille Caled, para ajudar na preservação do manancial que abastece a cidade.

Na tarde da última quinta-feira (18) o prefeito Rogério Lorenzetti, acompanhado pelo Secretário do Meio Ambiente, João Marques, e servidores da Secretaria de Agricultura, esteve no local para acompanhar os serviços que estão beneficiando cerca de 60 propriedades rurais, numa extensão de 1.922 hectares.

Nestes locais estão sendo desenvolvidos os trabalhos de terraceamento (que são curvas de nível para absorver e espalhar a água), controle de erosão (através da abertura de caixas e contenção) e fechamento de voçorocas (para evitar que a terra continuasse seguindo para o rio).

Os recursos investidos nestas obras estão sendo repassados ao município pela Sanepar. “Isso significa que parte das taxas de serviços que o cidadão paga em sua tarifa mensal de água está sendo utilizada para proteger a qualidade da água que futuramente ele vai beber e utilizar em casa”, esclareceu o prefeito. “Proteger esse manancial que abastece Paranavaí é proteger a qualidade da nossa água, que é um recurso fundamental para a sobrevivência da população”, afirmou.

CRONOGRAMA DE SERVIÇOS - No final do 1º semestre deste ano o município licitou cerca de R$ 170 mil em serviços de locação de trator, arado, motoniveladora, pá carregadeira, óleo diesel, entre outros equipamentos. Os serviços para a preservação do manancial que abastece a cidade começaram a ser executados no último mês de julho e já estão com 70% das obras concluídas.

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Edson Hedler, o município e a Emater realizaram um levantamento prévio nas propriedades rurais da região da APA do Ribeirão Araras para apontar quais seriam os serviços necessários para proteger o solo. “Estas obras são fundamentais para conservar o solo e evitar as voçorocas e o assoreamento do rio. A propriedade bem cuidada, além de ajudar na preservação do rio, facilita o tratamento da água”, explicou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.