segunda-feira, 17 de junho de 2013

1ª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DISCUTIU GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Paranavaí sediou neste sábado (15) a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, no Centro de Conferências da Unespar. O evento reuniu participantes de toda a região para discutir os planos Municipal e Nacional de gerenciamento de Resíduos Sólidos. Durante a Conferência também foram escolhidos os delegados para participar da CNMA.
O prefeito Rogério Lorenzetti destacou a participação dos municípios que compõem o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) na Conferência. “Estamos trabalhando nesta linha de integração, de somar forças em prol do meio ambiente para toda a nossa região. O mundo já experimentou duas guerras mundiais e há quem diga que a terceira se travará por causa dos recursos naturais, especialmente da água. Precisamos dar nossa contribuição para a proteção e preservação destes recursos. As cidades que alcançarão desenvolvimento em breve, são as cidades que se tornarem sustentáveis. E nós queremos fazer parte disso”, discursou o prefeito.
“As questões ambientais estão cada vez mais relacionadas com a qualidade de vida. Ou nós paramos e atentamos para os problemas ambientais, ou vamos ter cada vez mais problemas de saúde pública. As questões ambientais não têm fronteiras. Por isso temos que debater, pensar juntos, criar estratégias e agir antes que os problemas se tornem críticos”, avaliou o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, João Marques.
Para a promotora Suzi Mara de Oliveira, o gerenciamento de resíduos sólidos é de grande relevância, já que afeta outros segmentos da sociedade além da área ambiental. “Recentemente tivemos o problema da epidemia de dengue em Paranavaí, e efetuamos algumas prisões relacionadas ao mau gerenciamento de resíduos que provocaram os focos do mosquito se proliferando pela cidade. Esta Conferência é uma oportunidade de todos os segmentos da sociedade participarem e pensarem juntas o futuro que queremos deixar para as próximas gerações”, apontou.
O deputado federal João Arruda, que também participou da abertura do evento, destacou que os debates sobre as questões ambientais são de extrema importância para o desenvolvimento das cidades. “É preciso reeducar, estabelecer novas culturas. Podemos resolver muitos dos problemas com simples gestos, como apagar a luz ao sair de um ambiente que ninguém esteja usando, não jogar lixo na rua, etc. Estamos participando de uma discussão ampla em Brasília sobre desenvolvimento sustentável, que vai culminar na Conferência Nacional da qual vocês vão ter representantes. Precisamos lutar juntos para que a mudança aconteça dia após dia”, concluiu.
As conferências municipais são pré-requisito para a participação dos representantes regionais na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que acontecerá de 24 a 27 de outubro em Brasília com o lema “Vamos Cuidar do Brasil”. O desafio é debater ações para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco em Produção e Consumo Sustentáveis; Redução de Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental.
Participaram ainda da abertura da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, os secretários Saul Bogoni (Administração), Sony Zerbatto Felippe (Turismo), Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura), Nivaldo Mazzin (Governo), Márcio Gonçalves (Esportes e Lazer) e Antônio Homero Madruga Chaves (Procuradoria), o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Valter Marelli, além de representantes de vários segmentos envolvidos com as questões ambientais, professores, acadêmicos e comunidade em geral.
Foram parceiros do evento o SENAC, através do curso de Técnico em Eventos, a Unespar, Sanepar, Fatecie, Sindicato Rural Patronal e Caxangá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.