quinta-feira, 6 de junho de 2013

PREFEITO REINAUGURA PRAÇA DO JAPÃO E AFIRMA: “A CIDADE É VIVA E MOSTRA ISSO ATRAVÉS DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS”





                                   
Aproximadamente R$ 90 mil de investimentos em recursos próprios do município foram aplicados nas obras de revitalização do Recanto Japonês – Cidade de Toyohashi, conhecida como a Praça do Japão (no Jardim Ouro Branco). O espaço foi reinaugurado na tarde desta quarta-feira (5), marcando o Dia do Meio Ambiente. Na solenidade, o prefeito Rogério Lorenzetti falou da importância de se resgatar uma convivência harmônica com a natureza para o desenvolvimento da cidade.
“Nossa geração vem de uma cultura de brincar nas praças, de conviver com a natureza. Resgatar aquele olhar demorado para um pássaro que está cantando bonito, sentir o vento leve no rosto, o calor do sol; esses pequenos detalhes precisam ser resgatados até para que tenhamos mais qualidade de vida. A única coisa que a natureza nos cobra é vigilância, preservação. A cidade é viva e precisa mostrar isso através dos equipamentos públicos de que dispõe. A revitalização desta praça é nossa pequena contribuição”, destacou o prefeito.
Lorenzetti frisou ainda a contribuição da colônia japonesa para a formação e desenvolvimento de Paranavaí. “Conservar as tradições é muito importante. Os japoneses ajudaram a construir esta cidade e nossa cidade co-irmã no Japão, Toyohashi, tem sido um exemplo de dedicação em proporcionar uma vida melhor para sua população. Queremos honrá-los e aprender com seu exemplo, reafirmando nossa aliança através desta praça, que lembra suas tradições, sua cultura e sua contribuição para o desenvolvimento de Paranavaí”,finalizou.
Para o secretário de Meio Ambiente, João Marques, o município tem uma preocupação muito grande em manter os espaços públicos em boas condições de uso para a comunidade. “As praças e outros espaços sofrem com vandalismo, e a palavra de ordem agora é cuidar, preservar. A questão ambiental não tem fronteiras. Uma queimada irregular neste bairro pode afetar os moradores do outro lado da cidade, das áreas rurais. Precisamos pensar que o meio ambiente é um bem comum, que todos precisam ajudar a conservar. Esta praça é uma homenagem justa a este povo japonês que tanto nos ensina com sua disciplina e responsabilidade comunitária. Que nos esforcemos para manter este belo trabalho para o bem de todos os cidadãos de Paranavaí”, completou o secretário.
Reconhecimento das lideranças – Presidente do SPDC e representante da colônia japonesa em Paranavaí, a empresária Elza Makino agradeceu a homenagem. “Hoje é um dia especial para os nikkeys de Paranavaí e para a cidade de Toyohashi. A transformação dessa bela praça homenageando a colônia nipo-brasileira de Paranavaí e região é uma honra para todos nós. Toyohashi se sente lisonjeada e os descendentes japoneses ficam satisfeitos por terem adotado esta cidade e o Brasil como nossa pátria”, considerou.
O vereador Antônio Alves da Silveira, que representou a Câmara Municipal, elogiou a iniciativa do município e destacou: “esta é uma resposta rápida ao anseio da população. Muitas pessoas nos questionam em razão de o município cobrar tanto cuidado de terrenos baldios, por exemplo. Mas o município também está fazendo sua parte, cuidando dos espaços públicos, que são para o uso de todos. A colônia japonesa é merecedora deste projeto e a população de Paranavaí também”.
A Praça – O Recanto Japonês passou por serviços de paisagismo, recomposição de vegetação, reparos na iluminação e uma reforma completa. O local ganhou plantas orientais, novos bancos, um novo lago com espelho d’água, além de um mirante em estilo japonês onde a população poderá observar a paisagem.
A Praça também recebeu readequações no sistema de escoamento de água do lago, que agora tem água corrente sendo renovada constantemente, facilitando o combate à dengue.
A Cidade de Toyohashi, que dá nome ao Recanto, é parceira do projeto de revitalização e doou objetos ornamentais japoneses feitos de pedra e cimento para decoração do espaço.
A solenidade de reinauguração do Recanto Japonês contou com a apresentação de músicas japonesas feitas pelo Grupo Taikô Kotobuki, do SPDC. Acompanharam a cerimônia os secretários José Correa Farias Filho (Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito), Jorge Roberto Pereira da Silva (Comunicação Social), Sony Zerbato Felippe (Turismo), Paulo César de Oliveira (Fundação Cultural), Gilmar Pinheiro (Fazenda), Márcio Gonçalves (Esporte e Lazer), Saul Bogoni (Administração), Agamenon Arruda de Souza (Saúde), Nivaldo Mazzin (Governo), Moacir Ferreira Maciel (Desenvolvimento Urbano), Aparecida Gonçalves (Educação); os vereadores Mohamad Smaili e Claudemir Barini; a paisagista da Secretaria de Meio Ambiente, Luciane Bridi; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, Ariela Barbosa e diversas outras lideranças locais, funcionários da Semam e moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.