sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CRIADA ASSOCIAÇÃO QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELA LOGÍSTICA REVERSA DE PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS EM PARANAVAÍ

O prefeito Rogério Lorenzetti assinou, na última segunda-feira (12), a ata de criação da Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí. A entidade, que tem como presidente Lourival Berlermino de Freitas, ficará responsável pelo recolhimento, organização, armazenamento e destinação final de sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, atendendo a Lei Federal nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
“Estamos conscientes da nossa responsabilidade como empresários e cidadãos e por isso estamos dando este primeiro passo. Esperamos que os demais empresários também percebam a sua responsabilidade e se juntem a nós”, declarou o presidente da Associação.
Para o secretário municipal de Meio Ambientem João Marques, a criação da associação é de extrema importância para o município, uma vez que ajudará a dar a correta destinação para os equipamentos que oferecem riscos ao meio ambiente e à população, seja como futuros criadouros de focos do mosquito da dengue ou como agente contaminador do lençol freático.
João acredita que a iniciativa será o primeiro passo rumo à criação de uma cooperativa que fará a revenda dessas sucatas para empresas interessadas, gerando lucro para os associados e para o meio ambiente. “Estamos iniciando hoje uma grade corrente, onde o Poder Pública cobra uma atitude dos comerciantes, que irão cobrar dos seus fornecedores, que por sua vez cobrarão dos fabricantes. Assim, cada um vai fazer a sua parte. Um ato ao mesmo tempo pequeno, mas de grande valor no campo das ideias. E é com as ideias que mudamos o mundo”, ressaltou Marques.
Ainda neste sentido, o chefe da Vigilância em Saúde, José Marchi, ressaltou que a criação da associação vai facilitar, e muito, o trabalho da Visa, principalmente na eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “O que vemos aqui é uma cidade crescendo de forma ordenada. Paranavaí está crescendo a passos largos, e com o meio ambiente não poderia ser diferente”, avaliou Marchi.
Por fim, o prefeito Rogério Lorenzetti parabenizou a iniciativa dos empresários e enfatizou que o momento é de conscientização ambiental e consumo sustentável. “Muito já foi feito no sentido de estragar o meio ambiente e usar os recursos naturais de forma predatória. Agora é tempo de tomar providências e criar mecanismos para tentar reverter, ou pelo menos, controlar essa situação. Essa administração tem compromisso com o meio ambiente e está disposta a ajudar a encontrar soluções ambientalmente corretas. Não existe um bom prefeito se a cidade não ajudar a encontrar soluções, e é isso que vocês estão fazendo aqui”, finalizou o administrador municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.