sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

RECURSOS HÍDRICOS

SITUAÇÃO NO BRASIL É PREOCUPANTE, DECLARA GERENTE REGIONAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS 
A situação dos recursos hídricos no Brasil é preocupante, conforme afirmou o gerente regional de Bacias Hidrográficas, Benjamim Ruiz Balsalobre, durante a cerimônia de posse do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí/Paraná I, ontem, em Paranavaí. Segundo ele, em cinco anos será possível atravessar trechos do Rio Paraná a pé. “Precisamos investir urgentemente na recuperação dos rios”, declarou. É neste sentido que o Comitê irá trabalhar, analisando, debatendo e propondo ações para a conservação de mananciais e rios. A ideia é descentralizar a gestão dos recursos hídricos, definindo, inclusive, qual valor será cobrado pelo uso da água, de acordo com cada modalidade de consumo.
De acordo com números do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a agropecuária, o abastecimento urbano e a indústria são, nesta ordem, os setores com maior consumo de água em todo o Noroeste do Paraná. O COMITÊ - Formado por 40 integrantes, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí/Paraná I conta com representantes do poder público, dos setores usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil. Sua área de atuação inclui um território de 14.613 quilômetros quadrados, envolvendo 53 municípios, num total de 640 mil habitantes.

Entre as principais cidades da bacia estão Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Maringá (e parte da região metropolitana), Paranavaí e Umuarama.
Os comitês são órgãos consultivos e deliberativos que buscam promover o desenvolvimento econômico sustentável das regiões. Suas funções são aprovar o plano de bacia hidrográfica, enquadrar os cursos de água quanto a usos prioritários, estabelecer critérios para a cobrança do uso de água e definir os planos de ações e obras para cada bacia.
O então presidente da mesa provisória, João Egídio da Silva, enfatizou que o trabalho do Comitê será de fundamental importância para que haja recursos hídricos disponíveis para as futuras gerações. “Todos estamos ligados direta ou indiretamente a este problema”. Sobre o trabalho realizado pela mesa provisória, Silva declarou: “Assumimos o compromisso de elaborar o estatuto e deixar o comitê dentro dos parâmetros legais, e estamos vendo o resultado hoje”.
O coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Felga Gobbi, afirmou que o Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí/Paraná I será o primeiro do Paraná a contar com recursos disponíveis para a recuperação das bacias hidrográficas.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, enfatizou que continua em andamento o processo de consolidação de um consórcio intermunicipal que terá como uma das prioridades as questões ambientais, entre as quais, os recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.