sexta-feira, 23 de novembro de 2012

COM VIVEIRO DE MUDAS PRÓPRIO, MUNICÍPIO ECONOMIZA ATÉ 90% EM RECURSOS PARA PROJETOS DE PAISAGISMO



Há aproximadamente cinco meses, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) implantou um projeto que está trazendo aproximadamente 90% de economia em projetos de paisagismo: um viveiro de mudas próprio. A ideia surgiu em 2011, com um projeto da paisagista da Secretaria, Luciane Bridi, de implantar um mini-viveiro na cidade.
“Tínhamos a ideia, mas não tínhamos espaço disponível. Então o Provopar nos cedeu uma área de uns 400 metros e começamos o trabalho. Nós colhemos sementes das plantas dos canteiros do próprio município e fazemos a multiplicação das mudas de espécies floríferas e ornamentais. Essas mudas são utilizadas no próprio município, em todos os projetos de paisagismo dos canteiros, praças e até nos cemitérios da cidade”, explica Luciane.
Para a paisagista, o viveiro traz muita autonomia para o município no sentido de desenvolver projetos que embelezam a cidade com baixo custo. “Hoje não gastamos quase nada com a aquisição de mudas para o município. A não ser, claro, em projetos específicos, como o da Praça do Japão, que são de plantas exóticas ou de grande porte. Mas fazemos aqui um projeto ecológico completo. Contamos com a boa vontade e o amor dos funcionários no cuidado com as plantas e já temos um projeto para aumentar a produção de espécies, de variedades e levar o viveiro para um espaço maior”, aponta.
Segundo Luciane Bridi, aproximadamente 800 mudas são produzidas toda semana no viveiro do município. O custo real seria de R$ 2 por vaso, caso o município tivesse que adquirir essas plantas. Ou seja, com o viveiro, há uma economia de aproximadamente R$ 6 mil por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.