terça-feira, 13 de novembro de 2012

MEDICAMENTOS VENCIDOS NÃO PODEM SER JOGADOS NO LIXO COMUM

Os consumidores devem levá-los a uma farmácia, unidade básica de saúde ou Vigilância em Saúde, para que os produtos recebam a destinação correta.

Remédios em desuso devem ser levados a farmácias, para que recebam a destinação adequada - Foto: Fabiano Fracarolli

Resíduos químicos, dentre os quais, os medicamentos, não podem ir para o lixo comum. Precisam ter a destinação correta para evitar a contaminação do meio ambiente, conforme determinam a Lei 12.305/2010 e o Decreto 7.404/2010. Em Paranavaí, remédios vencidos, em desuso ou sobras podem ser entregues em farmácias, Unidades Básicas de Saúde e na sede da Vigilância em Saúde (Visa).
Fiscal sanitária da Visa de Paranavaí, a farmacêutica Giovana Teixeira Zotareli explica que qualquer medicamento pode provocar reações adversas, por exemplo, intoxicação. Nos casos mais graves, pode levar à morte. “Costumamos dizer que a diferença entre o medicamento e o veneno é a dosagem”, diz, enfatizando a importância do descarte adequado dos remédios.
De acordo com o farmacêutico Paulo Henrique de Souza Freire, da Rede Líder, todo e qualquer medicamento pode ser entregue nas farmácias. “Algumas pessoas trazem remédios mesmo ainda não estando vencidos”. Ele informa que uma vez por mês os produtos descartados pelos clientes são recolhidos por uma empresa especializada na destinação de medicamentos.
TRATAMENTO ADEQUADO - Giovana destaca que os remédios recolhidos pelas empresas especializadas podem receber diferentes tipos de destinação. Alguns podem ser incinerados, outros não. Para cada caso, há uma forma adequada de tratamento. A bula e a caixinha, explica, podem ser recicladas, mas as embalagens que têm contato direto com o remédio, não.
RISCOS PARA SAÚDE - A fiscal sanitária da Visa faz um alerta sobre os cuidados com crianças e idosos. As crianças porque podem ser atraídas pelo colorido dos remédios e consumi-los de forma indevida. Os idosos porque muitos fazem uso contínuo de medicação e podem confundir os remédios, provocando as reações adversas.
FISCALIZAÇÃO - Giovana ressalta que as equipes da Vigilância em Saúde realizam constantes fiscalizações para verificar se as farmácias recolhem medicamentos vencidos e dão a destinação correta. Segundo ela, o primeiro passo consiste na orientação, depois, pode haver advertência, interdição, multa e fechamento do estabelecimento que não cumprir as determinações legais.
LOGÍSTICA REVERSA - Da mesma forma que pneus, aparelhos eletrônicos e lâmpadas, por exemplo, os medicamentos fazem parte dos resíduos que se encaixam na lei da logística reversa. Significa que o consumidor final deve fazer restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para o devido reaproveitamento no ciclo produtivo ou a destinação final ambientalmente adequada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.