sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MUNICÍPIOS INTEGRANTES DO CONSÓRCIO DISCUTEM OPERACIONALIZAÇÃO DA PATRULHA DO CAMPO

Representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental (Cica) estiveram reunidos nesta quinta-feira (22), no gabinete do presidente do consórcio e prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, para discutir a operacionalização do programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado, que irá repassar máquinas e equipamentos para recuperação e modernização das estradas rurais dos 11 municípios que pertencem à entidade.
A assinatura do convênio para adesão ao programa aconteceu no último dia 12 de novembro, em Curitiba, e contou com a presença do governador Beto Richa, Lorenzetti e demais prefeitos do estado.
O consórcio será beneficiado com duas patrulhas. Cada uma delas é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes. O Governo do Estado também vai disponibilizar um técnico agrícola para auxiliar no serviço, enquanto os municípios serão responsáveis pelo pagamento da mão-de-obra (operadores de máquina) e do combustível.
Para fazer frente a estas despesas, cada município deverá repassar um valor proporcional ao seu número de habitantes para o pagamento da mão-de-obra. Já o combustível será pago de acordo com tamanho do trecho das estradas rurais a serem recuperadas.
“É muito satisfatório saber que depois de tão pouco de tempo de criação o nosso consórcio já está rendendo frutos positivos, como a conquista destas patrulhas. Mas o nosso trabalho não termina aqui. A ideia do consorcio é formar um grupo com maior expressão política para reivindicar investimentos, financiamentos e buscar soluções compartilhadas em diversas áreas como meio ambiente, infraestrutura e outros, minimizando, assim, os custos para cada ente federado”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, João Marques.
Além dele, também estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura do município, Osmar Wessler, prefeitos e representantes dos municípios de Tamboara, Cruzeiro do Oeste, Alto Paraná, São João do Caiuá, Paraíso do Norte, Amaporã e Terra Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.