quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COLETA - Ampliação e modernização figuram entre as conquistas da Coopervaí em 2012

A Coopervaí passou a receber lixo eletrônico, tais como computadores, baterias, celulares e calculadoras. A novidade “agrega valores à produção e faz aumentar a receita da cooperativa”, diz Vera Márcia

Ampliação e modernização figuram entre as conquistas da Coopervaí em 2012
A produção mensal da cooperativa é de 200 toneladas de lixo por mês - Foto: Fabiano Fracarolli

É possível ampliar a produção, mas os resultados obtidos neste ano pela Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí) dão sinais de que 2013 será um ano promissor, conforme prevê a gerente Vera Márcia Teixeira.
Segundo ela, ao longo de 2012 foi possível melhorar as condições de trabalho dos cooperados. “Fizemos investimentos na infraestrutura. Agora temos refeitório e sala de alfabetização”, exemplifica. Outra conquista citada pela gerente da Coopervaí é a distribuição de cestas básicas para os trabalhadores.
A média salarial também aumentou. Em 2011 era de aproximadamente R$ 500, passando para cerca de R$ 800 neste ano. Significa que os 60 cooperados tiveram um incremento na renda familiar e estão vivendo com mais qualidade, afirma Vera Márcia.
RESÍDUOS ELETRÔNICOS - Para a gerente, este foi “um ano de sucesso”. Um dos motivos: a Coopervaí passou a receber lixo eletrônico, tais como computadores, baterias, celulares e calculadoras. A novidade “agrega valores à produção e faz aumentar a receita da cooperativa”, diz Vera Márcia.
A partir do próximo ano, as empresas que entregarem componentes eletrônicos à Coopervaí receberão certificados. O documento será item necessário para que renovem o alvará de funcionamento junto à Prefeitura de Paranavaí.
ÓLEO DE COZINHA - Outro produto que antes não fazia parte da lista de resíduos recolhidos para a reciclagem é o óleo vegetal utilizado na cozinha. Se antes o descarte era feito de forma incorreta pelos moradores, agora já pode ser reaproveitado.
Para que a Coopervaí receba o resíduo, o morador precisa armazená-lo em uma garrafa plástica e colocá-lo junto ao lixo reciclável recolhido semanalmente em todos os bairros da cidade.
NOTA FISCAL - Vera Márcia destaca que a Coopervaí passou a vender vários produtos recicláveis diretamente para as indústrias, sem a atuação de empresas intermediárias. Por esta razão, a cooperativa investiu em tecnologia, emitindo nota fiscal eletrônica, por exemplo. Também está regularizando a documentação necessária para que possa comercializar os resíduos sólidos dentro da legalidade.
DIVISÃO DE SOBRAS - Por causa de todos os investimentos, em 2012 não haverá divisão de sobras entre os cooperados. Mas Vera Márcia garante que não representa resultados ruins para a Coopervaí. “Estamos nos preparando para crescer cada vez mais”, ressalta.
CONSCIENTIZAÇÃO - A gerente da Coopervaí destaca que a produção mensal representa 200 toneladas, mas que é possível ampliar. Segundo ela, a produção de lixo reciclável em Paranavaí poderia alcançar as 600 toneladas por mês. “Falta conscientização dos moradores. Se todos separarem o lixo corretamente, é possível preservar o meio ambiente e ajudar as famílias de nossos 60 cooperados”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.