segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS TÊM ATÉ DEZEMBRO PARA APRESENTAR O PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

As empresas do município classificadas como grandes geradoras de resíduos têm até 31 de dezembro de 2012 para apresentar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), um mecanismo criado com o objetivo de promover a sustentabilidade das operações de gestão de resíduos sólidos, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população, e que vai revelar a quantidade exata e o tipo de lixo produzido pela empresa. Paranavaí tem hoje 110 empresas enquadradas como grandes geradoras de resíduos.
A Lei Municipal nº 3.641/2010, que dispõe sobre a coleta, transporte e destinação final de resíduos em geral, classifica como grande gerador de resíduos todas as residências ou estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços industriais ou outros que, no desenvolvimento de suas atividades, gerem semanalmente mais de 600 litros de resíduos de características domiciliares dispostos para a coleta normal e mais de 600 litros semanais dispostos para a coleta seletiva de materiais recicláveis.
Com o plano em mãos, o empresário deverá contratar uma empresa com licença ambiental para fazer a coleta e dar a correta destinação ao resíduo, já que a partir de abril de 2013 o município de Paranavaí não prestará mais esses serviços aos grandes geradores. Como segurança, o empresário deverá exigir da empresa contratada o licenciamento do destino final deste resíduo para ter certeza que o lixo está sendo depositado em um aterro, conforme determina a lei.

Semam está cadastrando empresas e profissionais habilitadas a elaborar o PGRS
Como muitos empresários do município apresentaram dúvidas com relação às empresas que estão aptas a elaborar o PGRS, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resolveu fazer um cadastro de empresas e profissionais habilitados a elaborar o documento que poderá ser consultado por toda a população.
“Vários empresários estão ligando na Secretaria pedindo a indicação de empresas e profissionais que realizam este trabalho. Nós, como Poder Público, não podemos indicar a empresa X ou Y, mas podemos fazer um cadastro com todas elas para facilitar a vida dos empresários”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, João Marques.
O cadastro já está em fase de preparação e todas as empresas e profissionais habilitados a elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos podem e devem se cadastrar. Mais informações pelo telefone 3902-1145. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.