sábado, 27 de julho de 2013

AUTORIDADES DA REGIÃO CONHECEM PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DOS MANANCIAIS

De acordo com o deputado estadual Antônio Teruo Kato, em toda a região há apenas nove Fundos Municipais de Meio Ambiente. A defasagem deixa as autoridades em alerta
Visitantes conheceram estação de captação de água
Foto: Fabiano Fracarolli

Com mais de 4.000 hectares de área, a Microbacia Araras reúne 74 propriedades. Considerando os Ribeirões Arara e Floresta, são 96 nascentes e seis poços subterrâneos, que, juntos, mantêm 28 mil ligações de água.
A importância dos mananciais levou entidades de Paranavaí ligadas ao meio ambiente a se unirem para colocar em prática o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias. Com investimentos em readequações nas estradas rurais que circulam os ribeirões e na recuperação da mata ciliar, a iniciativa tem garantido qualidade no abastecimento de água.
Foi o que chamou a atenção de prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura e de Meio Ambiente e técnicos de municípios da região Noroeste. Eles estiveram ontem em Paranavaí para conhecer o programa e ver, de perto, quais são os resultados práticos dos investimentos.
O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), Rui Reis de Cerqueira, afirmou que o grande objetivo do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é promover a conservação do solo e a preservação da água. “Estamos fazendo a divulgação para que outros municípios também tenham essa preocupação”.
Engenheiro florestal do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Erni Limberger apresentou alguns avanços conquistados em Paranavaí. Melhora na gestão ambiental, integração da agricultura familiar, conservação da biodiversidade e utilização correta do solo.
O FUTURO - De acordo com o deputado estadual Antônio Teruo Kato, em toda a região há apenas nove Fundos Municipais de Meio Ambiente. A defasagem deixa as autoridades em alerta. “Acredito que tudo o que fizermos agora será a garantia de nosso futuro e até de nossa existência”.
A preocupação com as próximas gerações também foi manifestada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques. “Pode parecer distante, mas precisamos pensar em que Paranavaí queremos para 2100. Em que condição vamos deixar a água para nossos netos e bisnetos?”, questionou.
O prefeito Rogério Lorenzetti disse que planejamento é fundamental. Na avaliação dele, é desta forma que se constrói o futuro. “Podemos produzir desenvolvimento e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo”.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA - Depois das manifestações das autoridades - no Centro de Conferências da Unespar/Fafipa - os participantes das atividades de ontem foram para a estação de captação de água da Sanepar, no Ribeirão Arara.
Lá, conheceram o trabalho das equipes da Sanepar e puderam conferir os resultados das ações desenvolvidas dentro do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias. Caminharam pela Trilha Ecológica e conversaram com técnicos da companhia de abastecimento sobre a importância da mata ciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.