quarta-feira, 31 de julho de 2013

MUNICÍPIO REALIZA GRAVIMETRIA NO ATERRO SANITÁRIO PARA QUANTIFICAR E QUALIFICAR OS RESÍDUOS DESCARTADOS


A Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) está coordenando um trabalho que vai ajudar a quantificar e qualificar os tipos de resíduos descartados pela população, destinados ao aterro sanitário de Paranavaí. O serviço, chamado composição gravimétrica ou gravimetria, consiste basicamente em uma pesquisa por amostragem para saber como está a separação do lixo nos bairros do município. Nesta terça-feira (30) o prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário de Meio Ambiente, João Marques, levaram representantes dos municípios que compõem o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental) para visitar o aterro e conhecer o trabalho que está sendo realizado.
“Os caminhões que transportam os resíduos depositam os materiais em setores específicos, que identificam os bairros de onde veio o lixo. Este trabalho de gravimetria está sendo realizado analisando os resíduos de cada setor. É um trabalho por amostragem, onde são coletados seis tambores (quatro de cada canto do setor e dois da pilha central). Estes resíduos são despejados sobre um espaço com lona e separados. Assim conseguimos ver que tipo de lixo está vindo para o aterro, se as pessoas estão descartando da maneira certa ou errada, se está havendo a separação para a coleta seletiva, etc. É uma excelente ferramenta para quantificarmos, sabermos qual região da cidade produz mais resíduos, e também para qualificarmos a coleta seletiva”, explicou o secretário João Marques.
Segundo ele, uma quantidade considerável de eletroeletrônicos e lixo hospitalar têm sido encontrada no meio dos resíduos destinados ao aterro. “Como fazemos um trabalho setorizado, em algumas situações já conseguimos identificar de que bairro vieram esses materiais e assim podemos trabalhar de maneira mais específica para conscientizar a população e corrigir o problema”, frisou Marques.
CICA – Representantes dos municípios de Santo Antônio do Caiuá, Tamboara, Alto Paraná, São João do Caiuá e São Carlos do Ivaí estiveram nesta terça-feira em Paranavaí para uma reunião de trabalho do CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá).
Durante a reunião, os secretários e prefeitos municipais discutiram soluções conjuntas para problemas como o descarte de pneus, lâmpadas e isopor. “A ideia é compartilharmos as dificuldades de cada município e nos unirmos para buscarmos a melhor maneira de resolver os problemas. Queremos os municípios como parceiros. Pensamos o aterro sanitário, por exemplo, como um espaço regional, onde todos os municípios possam descartar seus resíduos. Até mesmo porque a contaminação da água não respeita fronteiras. Hoje, o assunto de maior destaque no CICA é a Patrulha Rural, mas podemos também evoluir a atuação do Consórcio para outras áreas como a Saúde, Lazer, Cultura. Tudo que for para melhorar a nossa região, estamos aqui para pensar e concretizar. Eu acredito que o CICA é um importante instrumento de desenvolvimento para as cidades do Noroeste”, avaliou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.