sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ABILUMI E ABILUX DISCUTEM ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE LÂMPADAS


Os advogados representantes da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação) e da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) estiveram em Paranavaí nesta quarta-feira (27) para uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a promotora do Ministério Público, Dra. Suzy Mara de Oliveira. O objetivo foi discutir a logística reversa de lâmpadas praticada atualmente no município.
Segundo informações do secretário de Meio Ambiente, João Marques, “hoje Paranavaí tem pelo menos 95 empresas que comercializam lâmpadas no varejo. Essas lojas deveriam repassar as lâmpadas usadas para os atacadistas ou importadores para a descontaminação e a destinação correta do produto, mas na prática não é isso que acontece. Por isso o Ministério Público está notificando as indústrias e importadoras, para discutir uma solução para esse problema. As empresas locais não podem assumir o custo da logística sozinhas e notificar os produtores e importadores para assumirem a responsabilidade que lhes cabe neste processo, foi uma decisão tomada no R-20, que é um grupo no Estado que está discutindo as questões ambientais”.
Os advogados Márcio Porto Adri (da Abilumi) e Fernanda Viana Stefanelo (da Abilux) informaram que as associações estão aguardando a assinatura de um acordo setorial com o Governo Federal para começar a colocar em prática a parte que cabe às indústrias e importadoras no processo de logística reversa.
“O município vai enviar uma proposta de parceria para a Abilumi e a Abilux na logística reversa que já é praticada hoje, e eles nos pediram um prazo de 20 dias para dar uma resposta sobre a viabilidade imediata. Além disso, os advogados das associações vão analisar a possibilidade de agilizar a inclusão de Paranavaí antes do cronograma previsto no acordo setorial que será assinado com o Governo”, explicou o diretor de gestão ambiental da Semam, Edson Hedler.
Também participaram da reunião o representante da Fukuoka, José Edegar Pereira e a engenheira da Semam, Sueli Mieko Miamoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.