terça-feira, 13 de maio de 2014

COOPERVAÍ TRABALHA DENTRO DA NORMALIDADE APÓS REGULARIZAR ACÚMULO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS




Com 32 cooperados, a Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí) está, novamente, trabalhando dentro da normalidade.
Em fevereiro deste ano, a Coopervaí enfrentou um impasse: eram mais 500 toneladas de resíduos espalhados dentro e fora dos barracões. Tanto lixo acumulado a céu aberto fazia aumentar o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue e animais peçonhentos.
“Na época tínhamos apenas 14 cooperados e um grande volume de material. Com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente e Ministério Público adotamos algumas medidas paliativas que ajudaram a solucionar o problema e hoje temos 32 cooperados trabalhando por produção, ou seja, ganhando de acordo com o que produz”, destaca a gerente Vera Márcia Teixeira de Lima.
Outra iniciativa que colaborou para que o trabalho voltasse à normalidade, foi a criação, no final de fevereiro, da Associação das Empresas Recicladoras de Paranavaí (Aserpa), composta por nove empresas do setor que tem como objetivo comum otimizar a triagem de materiais recicláveis no município.
Hoje, a Coopervaí recebe, em média, cerca de 5 toneladas de materiais recicláveis por dia, mas tem estrutura para receber até 9 toneladas. De acordo com Márcia, a quantidade de resíduos aumentou quando a Prefeitura de Paranavaí lançou uma campanha de conscientização dos moradores, chamando a atenção para a necessidade de fazer a separação correta do lixo comum e reciclável. A ação teve início em 2012.
RIGOR NA COLETA DE LIXO COMUM – Em outubro do ano passado, o município adotou uma nova medida para tentar reduzir a quantidade de materiais potencialmente recicláveis que eram enviados ao aterro. De acordo com a nova medida, os moradores que não separavam o lixo adequadamente deixavam de ter os seus detritos coletados pela empresa responsável, que utilizava um adesivo (na cor vermelha) para informar a população.
A ação fez com que o volume de lixo reciclável coletado pela empresa aumentasse ainda mais, causando transtornos não só para a cooperativa, mas para a empresa de coleta, que teve que ampliar as equipes.
Com a situação normalizada, a empresa intensificará o uso de adesivos como forma de conscientização dos moradores. Isso significa que os moradores de Paranavaí que não fizeram a separação adequada do lixo deixarão de ter os seus resíduos orgânicos coletados pela empresa responsável. A medida tem como base a Lei Municipal nº 3.641/2010, que institui a obrigatoriedade da separação e destinação final de resíduos sólidos domiciliares no município.
Todo esse cuidado com a coleta e destinação do lixo – que inclui desde os pequenos até os grandes geradores de resíduos – já garantiu bons resultados ao município, aponta o secretário interino de Meio Ambiente Edson Hedler.
É que a nova célula do aterro sanitário que deveria começar a ser construída no segundo semestre de 2013 só deverá ser construída em agosto deste ano. “Isso significa que as medias adotadas pelo município – campanhas de conscientização, uso de adesivos, entre outros - garantiram uma sobrevida de um ano a atual célula do aterro, mesmo recebendo lixo reciclável de outros municípios vizinhos”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.