quinta-feira, 1 de maio de 2014

REDESCOBRINDO PRAÇAS PÚBLICAS, BOSQUES, PARQUES E MEMORIAIS DE PARANAVAÍ

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Aspecto atual da Praça Pioneiro Benedito Dal Ponte

Uma praça que teve antes vários nomes.
16) Praça Pioneiro Benedito Dal Ponte
Até chegar a receber o nome do Pioneiro Benedito Dal Ponte, a praça da Igreja Matriz do Distrito de Sumaré passou por várias denominações, bem como as ruas nos seus limites. Inicialmente, simplesmente Praça da Igreja, passou a ser conhecida como Praça São João, depois Praça Papa João Paulo I, Praça Ângelo Bigoto e, finalmente, Praça Pioneiro Benedito Dal Ponte. Seguimos a linha do tempo:
Lei nº 873/79, sancionada pelo prefeito José Vaz de Carvalho em 17 de abril de 1979, denomina de Papa João Paulo I a Praça da Igreja Matriz do Distrito de Sumaré. O Anteprojeto foi apresentado pelo vereador Hercílio Sandri, representante do Distrito, em 04 de dezembro de 1978, com o apoio dos colegas do mesmo Distrito, vereadores Valentin Cescon de Melo e Willy Geraldo Brandalise, sendo designado relator o vereador Dionísio Ferraz Júnior, em 26 de março de 1979. Os três vereadores que assinam o Anteprojeto justificam: “O papa João Paulo I nasceu em Forno de Canalle, vilarejo da Diocese de Beluno, no dia 17 de outubro de 1912. Era filho de um pedreiro socialista e maçon. 
Depois de estudar nos Seminários Maior e Menor de sua Diocese, graduou-se em Teologia na Universidade Gregoriana, ordenando-se padre com 23 anos. Lentamente foi galgando posições na Chancelaria da Diocese. Aos 46 anos foi nomeado pelo Papa João XXIII bispo de Vitório-Vêneto. Em dezembro de 1969 foi nomeado pelo Papa Paulo VI Patriarca de Veneza. Foi eleito Papa em 26 de agosto de 1978 e faleceu 34 dias após ser eleito, no dia 29 de setembro de 1978”.
A Lei 873/79 (Praça João Paulo I) foi substituída pela Lei 1283/89, de 08 de junho de 1989, sancionada pelo prefeito Rubens Felippe, altera as denominações da Rua Pindaúva e da Praça São João, no Distrito de Sumaré, denominações que eram até então mantidas oficialmente. 
Pela Lei nº 1283/89, a Rua Pindaúva passou a denominar-se Rua Pioneiro Ângelo Bigoto e a Praça São João, junto à Igreja Católica do Distrito de Sumaré, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, criada em 1º de agosto de 1974, passou a denominar-se Praça Pioneiro Benedito Dal Ponte, ficando revogadas as Leis que haviam dado denominação às mesmas, quais sejam, as Leis nº 825/77, nº 873/79 e nº 1.265/88. 
O Projeto de Lei 018/89 alterando as denominações foi de autoria do vereador Mauro Bertola, representante do Distrito de Sumaré, em 24 de abril de 1988. Dizia ele ao justificar a proposta que “objetiva corrigir imperfeições havidas quando da sanção da Lei nº 825/77 acerca de projeto de autoria do então vereador Willy Brandalise, que denominava a Rua Pindaúva de “Pioneiro Ângelo Bigoto”. 
Ocorreu que o Departamento próprio da Prefeitura não fez a devida anotação no mapa do Distrito, provocando nova anomalia através da Lei nº 1.265/88, igualmente de autoria daquele então vereador,  denominando a mesma Rua Pindaúva de Pioneiro Benedito Dal Ponte. “Assim, objetivando assegurar as homenagens desta Casa a ambos os ilustres pioneiros que lá (Sumaré) residiram, apresentamos este projeto, ouvidas as famílias dos homenageados”, diz a justificativa. 
Benedito Dal Ponte nasceu em Criciúma-SC no dia 16 de dezembro de 1915. Casou-se com Terezinha, com quem teve oito filhos. Veio para Paranavaí no ano de 1949, sendo um dos fundadores do Distrito Sumaré, onde residiu durante 35 anos.
Ali abriram um pequeno comércio que existiu até 1983. Foi expedicionário durante três anos e meio, servindo ao Exército no Rio de Janeiro e Recife, e um ano em Nova Iorque-EUA. Foi agricultor e comerciante no período de 1949 a 1984. Faleceu no dia 02 de dezembro de 1984 com 69 anos.
Trata-se da única praça situada no Distrito de Sumaré, região cuja população é de 4.508 habitantes (IBGE, 2010) e onde está localizada a área industrial da cidade. Em formato trapezoidal, é uma praça simétrica, classificada como área de permanência. 
Apresenta em seu recinto Academia da Terceira Idade, uma pequena cancha de areia e bancos que se destacam pelo formato diferenciado. No seu entorno estão a Igreja Católica – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e o Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi. Apesar de revitalizada, cujo valor aplicado foi de R$ 40 mil, pago com recursos do Governo Federal, o projeto não possui rampas de acesso e piso tátil. 
Localização: Distrito de Sumaré, Rua Ângelo Bigoto, Rua Adolpho Canato, Rua Maristela e Rua Paraíso.
Área original: 2.315m².
(Na edição de domingo (04/05) a Praça Benemérito Gustavo Oening)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.