segunda-feira, 5 de maio de 2014

FÓRUM VAI DEBATER MANEIRAS DE MELHORAR A MOBILIDADE URBANA E A ACESSIBILIDADE EM PARANAVAÍ

No próximo dia 6 de maio (terça-feira) a Prefeitura de Paranavaí realiza o 1º Fórum Paranavaiense de Acessibilidade, às 14h, na Aciap. O objetivo do Fórum é debater maneiras de melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade aos portadores de deficiência física, em especial nos estabelecimentos comerciais da cidade.
De acordo com a diretora especial de Planejamento da Sedur, Thaís Marina Pereira, a ideia é provocar uma mobilização no comércio para que os proprietários dos estabelecimentos comecem a se informar e se organizar para as alterações mínimas previstas na NBR 9050, que dita as normas de acessibilidade em todo o país. “As alterações vão ter impacto imediato principalmente na questão das calçadas e acessos aos estabelecimentos comerciais. Quem não se adequar não vai conseguir liberação dos alvarás de funcionamento, tanto dos estabelecimentos já existentes como das novas obras, que já precisarão ser construídas atendendo às exigências mínimas da NBR 9050”, explica a diretora. 
A realização do Fórum foi definida durante uma reunião convocada pelo prefeito Rogério Lorenzetti no último dia 14, que contou com a participação de representantes da Aciap, Ministério Público, Associação de Pessoas com Deficiência de Paranavaí, Apeap (Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí), secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Fazenda, e Câmara Municipal, através da vereadora Zenaide Borges.
O 1º Fórum Paranavaiense de Acessibilidade contará com a participação do Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais, sociedade civil, profissionais liberais, entidades de classe e outros. O evento é aberto à participação pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.