quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CRÔNICA -BICHOS E PLANTAS

'BICHOS E PLANTAS ME LEMBRAM
 QUE A VIDA É SUPERIOR A QUALQUER PROBLEMA
       A QUALQUER PERDA OU FRACASSO E QUE SEMPRE DEVEMOS CONTINUAR'

Bichos e plantas são,definitivamente,uma ótima terapia para qualquer neurose,depressão,angústia ou medo, pois ao nos ocupar- e preocupar-com estes outros regando,podando,eliminando,dando banho,conversando,cavando ou brincando,somos obrigados a sair de nós mesmos e do nosso mundo pequeno e opressivo e a nos envolver e encantar como o que vive fora de nós, com esta criança milagrosa e cheia de detalhes reveladores, nos responsabilizamos por algo além das nossas próprias aflições e necessidades e, de uma forma ou de outra, aprendemos a revelar, a  encontrar saídas e respostas ao interagir com algo que não interfere, não cobra, não julga nem condena o nosso comportamento, não impõe prazos nem deseja nada além de carinho e cuidados básicos.
Me sinto livre e em paz toda vez que trabalho na terra, que podo os arbustos ou águo os vasos e canteiros, quando espalho migalhassem cima do muro ou troco a água do bebedouro dos passarinhos,quando encho a tigela das cadelas, pois não há pressa, não há exigências, não há regras. Este jardim é uma interminável sucessão de pequenas maravilhas e milagres que fazem bem á  minha vida,me dão alegria e ânimo, abrem meus olhos e meu espírito para o movimento e a fala do universo que me rodeia...
E o que dizer dos animais? O pardal faz uma festa com o arroz amanhecido ou migalhas de pão, e o minúsculo bebedouro vira um carnaval toda vez que ele toma banho.O cachorro se conforma alegremente com um pedaço de pão seco, se for só isso que você tem,e com uns afagos na cabeça ou na barriga, com algumas palavras ou simplesmente com um olhar de carinho. Nunca ficará bravo porque você não é perfeito, ou fará cenas de ciúme, não exigirá comportamentos, padrão de beleza, atenção absoluta, nunca mentirá nem trairá a nossa confiança.
Bichos e plantas me lembram que a vida é superior a qualquer problema, a qualquer perda ou fracasso e que sempre devemos continuar, virar a página, porque as estações vêm e vão, os ciclos se cumprem, se  nasce e se morre, e nenhum pingo de toda minha preocupação pode mudar isto.
Animais e plantas curam,enriquecem,nos tormam seres humanos melhores.



Paz Aldunate é dramaturga  e produtora cultural em Ibiporã .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.