quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS DE ELETROELETRÔNICOS SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA FEIRA DIA 18


Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança em Paranavaí o Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos. O evento está marcado para as 17h, na quadra da Provopar.
Através do programa, os empresários se mobilizarão para viabilizar “Eco Pontos” espalhados pela cidade, com o objetivo de facilitar o descarte dos equipamentos pela população. Depois de coletados, os aparelhos serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos por uma empresa terceirizada que dará a correta destinação aos equipamentos. Essa empresa terá de ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária.
A Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí, criada em dezembro de 2011, ficará responsável pelo recolhimento, organização, armazenamento e destinação final de sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, atendendo à Lei Federal nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Sueli Miamoto, a implantação do programa no município é de extrema importância para a adequada destinação dos materiais eletrônicos que oferecem riscos à população e contaminam o meio ambiente.
O Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos é uma parceria entre a Associação de Empresas Eletroeletronicas de Paranavaí com os municípios de Paranavaí, Tamboara, Mirador. Entre as empresas envolvidas estão: Protec Informática, Líder Sat Telefonia e Telecomunicações, PC CELL Informática e Celular, Atus Informática, Elo Informática e Eletrônicos, Seven Informática, Evolution Celulares, Eletrônica Lomes e Eletrônica Vídeo Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.