segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ELETROELETRÔNICOS


PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA DOS
RESÍDUOS SERÁ LANÇADO HOJE


As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária



Hoje a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança em Paranavaí o Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos. O evento está marcado para 17 horas, na quadra da Provopar.
Através do programa, os empresários se mobilizarão para viabilizar “Eco Pontos” espalhados pela cidade, com o objetivo de facilitar o descarte dos equipamentos pela população. Depois de coletados, os aparelhos serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos por uma empresa terceirizada que dará a correta destinação aos equipamentos. Essa empresa terá de ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária.
A Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí, criada em dezembro de 2011, ficará responsável pelo recolhimento, organização, armazenamento e destinação final de sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, atendendo à Lei Federal nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Sueli Miamoto, a implantação do programa no município é de extrema importância para a adequada destinação dos materiais eletrônicos que oferecem riscos à população e contaminam o meio ambiente.
O Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos é uma parceria entre a Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí com os municípios de Paranavaí, Tamboara, Mirador. Entre as empresas envolvidas estão: Protec Informática, Líder Sat Telefonia e Telecomunicações, PC CELL Informática e Celular, Atus Informática, Elo Informática e Eletrônicos, Seven Informática, Evolution Celulares, Eletrônica Lomes e Eletrônica Vídeo Som.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.