quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PERIGO DO LIXO NAS RUAS


O lixo depositado nas ruas ou em terrenos baldios exposto ao ar atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são as bactérias e os fungos. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se proliferam, pois o local também lhes oferece abrigo. Ratos também gostam de se reproduzir nesses lugares. Estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças como diarréias infecciosas, disenteria, parasitoses, vômito, febre, etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose.
A lógica é a seguinte: se uma barata ou mosca for ao lixo, e depois entrar na casa de alguém, pode contaminar alimentos e transmitir uma série de doenças. Em relação aos ratos, eles podem passar doenças, como a leptospirose. O cheiro ruim do lixo pode agravar problemas pulmonares, e o contato com a sujeira provoca irritações na pele.
Enfim o lixo descoberto e não tratado, e jogado em lugares públicos sem nenhuma precaução é sinônimo de poluição e doenças, além do que a sujeira espalhada nas cidades da um aspecto feio, entope bueiros, aumentando a incidência de enchentes o que também é prejudicial a saúde pública. Para evitarmos os problemas de doenças causadas pelo lixo, é importante a participação de toda a sociedade que precisa fazer a sua parte depositando o lixo corretamente para ser coletado pelo serviço público de coleta, e exigir dos governos que ele faça a sua parte e propicie a população coleta seletiva de lixo e também o tratamento do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.