segunda-feira, 1 de abril de 2013

ESTADO PODERÁ AJUDAR NA AMPLIAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DE PARANAVAÍ

O prefeito Rogério Lorenzetti teve uma audiência na manhã desta terça-feira (26) com o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, a quem reivindicou a ampliação - com uma nova célula - do aterro sanitário de Paranavaí e uma lagoa de decantação. Os custos estimados destas obras estão próximos a R$ 2 milhões. A audiência foi agendada pelo deputado Teruo Kato, que participou do encontro.
Rogério informou ao secretário a criação do Consórcio Intermunicipal Caiuá (Cica), que vai atuar principalmente na área ambiental. Lembrou que o município de Tamboara já está usando o aterro de Paranavaí e que também São Carlos do Ivaí e Salto Paraná devem utilizar o mesmo local. Para usar o aterro estes municípios, além de pagar pela utilização, têm que implantar a coleta seletiva de lixo.
“A contaminação do nosso lençol freático não respeita limites municipais. É preciso que todos os municípios dêem destinação adequada ao seu lixo”, ponderou o prefeito.
Cheida disse que a política ambiental passa pela formação de consórcios intermunicipais, principalmente na destinação do lixo. “Vocês saíram na frente”, destacou o secretário, que vai atuar para viabilizar os recursos financeiros. “Temos que estimular e apoiar estas práticas”, disse ele, que vê o município como modelo ambiental.
O secretário elogiou a política ambiental de Paranavaí, que atua na coleta seletiva de lixo, programa de rearborização, logística reversa de materiais eletrônicos e na atuação para identificar os grandes geradores de resíduos sólidos, que devem ser os responsáveis pela sua destinação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.