quarta-feira, 24 de abril de 2013

SANEPAR E CONSELHO GESTOR DA APA DO RIBEIRÃO ARARAS ENTREGAM PLANO DE MANEJO AO MUNICÍPIO

 
O gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, e os membros do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental do Ribeirão Araras entregaram ao vice-prefeito Rubens Felippe o Plano de Manejo da APA durante uma reunião na tarde desta terça-feira (9). “Nosso objetivo maior é a proteção do Ribeirão, porque é de lá que vem a água que nós consumimos. Precisamos cuidar deste bem tão precioso para que as próximas gerações possam usufruir e todos os órgãos envolvidos com as questões de preservação do meio ambiente precisam participar disto”, avaliou o secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho Gestor, João Marques.
O Plano de Manejo da APA do Ribeirão Araras foi idealizado em 2007 e agora passou por uma primeira revisão, principalmente para a estruturação do zoneamento das áreas de uso e ocupação do solo. A revisão foi feita por uma empresa contratada pela Sanepar, a Caxangá, através de um recurso denominado Fundo Azul. Em suma, o Plano de Manejo foi revisado através de um diagnóstico socioambiental que aponta os locais que precisam de ações para saneamento ambiental, correção de pontos com degradação de solo, proteção às matas ciliares e ao remanescente nativo, além da promoção da agricultura sustentável junto aos produtores rurais que estão inseridos na APA.
“O Plano de Manejo segue as diretrizes já apontadas no Plano Diretor do município e vai ajudar a regulamentar e nortear a atividade comercial e agropecuária na região e a correta ocupação do solo a fim de não prejudicar o meio ambiente”, explicou o gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech.
Para o vice-prefeito Rubens Felippe, a iniciativa de elaborar ações de preservação envolvendo diversas entidades mostra a mudança de mentalidade com relação às questões ambientais. “Estou em Paranavaí há muitos anos e, antigamente, só víamos todo mundo querendo desmatar para construir a cidade. Hoje vivemos outra realidade. Cada vez mais há o interesse do povo em cuidar das matas, da água que consumimos. Em nome do prefeito Rogério parabenizo a estas instituições sérias que se unem em busca do melhor para a nossa sociedade”, frisou Rubens que, como lembrado durante a reunião, foi o responsável por aprovar (durante sua gestão como prefeito) a primeira Lei de proteção ao manancial do Ribeirão Araras, impedindo a instalação de indústrias na área.
Atualmente, a APA (Área de Proteção Ambiental) do Ribeirão Araras abrange 64 propriedades rurais que produzem basicamente laranja, mandioca, eucaliptos e pastagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.