segunda-feira, 1 de abril de 2013

GRUPO ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE INCENTIVO AO USO DE BICICLETAS EM PARANAVAÍ



 Transporte limpo, sustentável, faz bem para a saúde, pode ser usada para prática esportiva ou de lazer, ocupa pouco espaço e ajuda a melhorar o sistema de mobilidade urbana. “Estamos falando das bicicletas. Temos reunido um grupo de representantes do poder público e da sociedade civil organizada já há 4 meses para estudar ações para a implantação de um Programa de Incentivo ao uso de bicicletas em Paranavaí. Já conseguimos conhecer um pouco da situação das ciclovias do município, aprender sobre o que diz o Código Brasileiro de Trânsito e conhecer as ações desenvolvidas em outras cidades de porte semelhante a Paranavaí”, explica Paula Figueiredo Sanches, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Estudando os modelos adotados em outros municípios paranaenses, como Toledo e Curitiba, algumas propostas já estão sendo discutidas para a implantação do Programa em Paranavaí, como a instalação de paraciclos publicitários. Os paraciclos são suportes/estacionamentos para as bicicletas com a veiculação de propagandas de empresas privadas que adotariam a peça, se tornando responsáveis por sua manutenção para o uso comunitário.
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) elaborou um estudo inicial da região central para definir alguns pontos onde poderiam ser instalados os paraciclos, dando a oportunidade de que as pessoas possam se deslocar até o centro comercial de bicicleta e tenham onde deixá-la com segurança enquanto trabalham ou fazem compras. Hoje, o que se vê nas ruas são bicicletas amarradas a postes e até em árvores, prejudicando o meio ambiente, ocupando um espaço de locomoção dos pedestres e com pouca segurança para o ciclista”, aponta Patrícia Carolina Cordeiro, da Sedur.
Outra iniciativa do Programa de Incentivo ao uso de bicicletas seria a instalação de ciclofaixas, que consistem em faixas específicas para o tráfego de bicicletas. “A ciclofaixa garante a segurança dos ciclistas e também é uma maneira de promovermos uma educação no trânsito, no sentido de ensinar os motoristas de carros e outros veículos motorizados a conviver num ambiente de respeito e compartilhamento do espaço com quem utiliza a bicicleta para se locomover”, avalia o ciclista Josemar Richter, que faz parte da equipe de ciclismo A.A.T./Semel/Dias Bike/Unimed de Paranavaí.
Neste sentido, uma primeira proposta seria a interdição, com dias e horários pré-determinados, do trânsito de veículos automotores em trechos de vias próximas a praças e locais de lazer da cidade, deixando esta rua para utilização exclusiva de lazer com bicicletas.
Atreladas a estas ações, o grupo ainda pretende articular campanhas de conscientização junto aos motoristas do município e trabalhar para a revitalização e recuperação das ciclovias já existentes no município.
“A intenção maior é incentivar que as pessoas usem a bicicleta como meio de locomoção, seja para lazer, seja para esporte ou para ir trabalhar, visitar um amigo. Com o crescimento do número de veículos transitando nas ruas de Paranavaí, precisamos também pensar alternativas para que todo mundo consiga uma vaga para estacionar, para que o tráfego de qualquer veículo, seja carro, moto ou bicicleta, seja seguro para todos, e também para que possamos incentivar uma melhoria na qualidade de vida da população. A bicicleta não polui, é barata, ajuda sua saúde e também pode ser um meio de integração social, já que hoje existem grupos em Paranavaí que saem para pedalar juntos”, conclui Josemar.
A reunião desta quarta-feira (27) contou ainda com a presença de representates da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Thaís Marina Pereira e Éder Mendonça, a diretora de Turismo do município, Sony Zerbatto Felippe, o gerente administrativo da Diretoria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Gabriel Luiz e Vanessa Tortorelli Spigolon (APEAP/CODEP).


http://www.prefeituraparanavai.com.br/noticias/detalhes_noticias.php?id=4420

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.