quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

“A GESTÃO AMBIENTAL DE PARANAVAÍ SE TORNOU UM MODELO DE CONSULTORIA PARA OUTROS MUNICÍPIOS”, AVALIA SECRETÁRIO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) recebeu esta semana mais uma correspondência com pedido de orientações sobre a formação de consórcios ambientais, fiscalização dos grandes geradores de resíduos e outras informações sobre a legislação para os trabalhos de gestão ambiental. Desta vez foi a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente do município de Lapa-PR que buscou em Paranavaí a referência para os trabalhos.
“Gestores de várias cidades paranaenses como Foz do Iguaçu, Guarapuava e Lapa, além de alguns de outros Estados, estão buscando aqui em Paranavaí a referência para implantar um projeto completo de gestão ambiental. Estamos virando uma espécie de consultoria. Eles querem saber como fazemos para gerir aterro sanitário, coleta seletiva, trabalhar em consórcio, adequar os grandes geradores, todas essas questões que envolvem o meio ambiente. E nós estamos subsidiando essas informações para ajudar os municípios a trabalharem as questões ambientais”, explica o secretário João Marques.
Na correspondência recebida pela Semam, a engenheira agrônoma Lia Márcia Souza Marin aponta que Paranavaí está sendo recomendada como modelo inclusive por lideranças do Estado. “(...) sabemos através de indicação do Engº da Transresíduos - Thales e do [Laerte] Dudas, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que o município de Paranavaí está de parabéns pelo avanço legal, técnico e operacional na gestão de resíduos sólidos. (...) O município da Lapa tem aterro sanitário, coleta seletiva, Associação de Catadores de material reciclável, porém somos carentes no aspecto legal e por isso gostaríamos de nos espelhar e trocar informações com quem já está avançado no tema”, aponta o documento.

Na avaliação do secretário João Marques, a implantação da legislação adequada é fundamental para o processo de gestão ambiental nos municípios. “No poder público só podemos fazer aquilo que está na Lei. Paranavaí só avançou nas questões ambientais porque em primeiro lugar nossa legislação está em dia. E para nós é muito importante agora podermos ajudar outras cidades a se adequarem e fazerem um trabalho consistente neste sentido”, ponderou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.