quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

EM REUNIÃO COM AUTORIDADES, MORADORES APRESENTAM PROPOSTAS PARA RECUPERAÇÃO DE BURACÃO NO BAIRRO


A atual situação do buracão da Vila Operária voltou a ser tema de debate na noite da última terça-feira (18), durante reunião realizada entre autoridades municipais e moradores. Na ocasião, a Prefeitura Municipal se comprometeu em manter as máquinas trabalhando regularmente no local até que uma empresa terceirizada passe a administrar o espaço.
“O buracão da Vila Operária é um problema que vem se arrastando há quase 40 anos e de difícil solução. Logo que assumi a secretaria de Meio Ambiente o prefeito Rogério Lorenzetti determinou que buscássemos uma solução definitiva para aquele local, e é isso que estamos fazendo. Em fevereiro de 2013 encaminhamos projeto de lei à Câmara Municipal buscando dar respaldo para empresas que se interessarem em administrar a área. O projeto foi aprovado em outubro, e agora já existe uma normatização para quem tiver interesse em gerenciar o local como “eco ponto” para depósito de entulhos da construção. Estamos fazendo contato com empresários e acreditamos que até o final do primeiro semestre já possamos ter alguma empresa licitada para administrar e monitorar o local, que continuará recebendo apenas resíduos da construção civil. Até lá, o município continuará enviando máquinas – esteira e pá carregadeira – para compactar esses resíduos e evitar focos de incêndio”, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, João Marques.
Uma das propostas apresentadas pelos moradores – que reclamam principalmente de incêndios e descarte irregular de lixo no buracão - foi a implantação de cercas e vigilância ostensiva no local. De acordo com Marques, o município já chegou a colocar vigias, mas o serviço não teve continuidade uma vez que os profissionais passaram a receber ameaças de usuários de drogas e se recusaram a continuar monitorando o local.
Para o vereador Walter dos Reis, que é representante do bairro na Câmara Municipal e convocou a reunião desta terça, uma saída seria contratar uma empresa de monitoramento 24 horas e dividir a despesa entre os empresários que utilizam o local para depósito de entulhos. “Sabemos que a solução para esse problema depende de um investimento muito alto e enquanto esse recurso não vem esse seria um paliativo. Isso poderia ser feito em caráter emergencial até que seja licitada uma empresa terceirizada para administrar e monitorar o local”, destacou o vereador.
Os tubos de concreto para execução de galerias de águas pluviais - que também eram alvo de reclamação - já foram retirados pela Secretaria de Infraestrutura. “Aquela era uma outra reclamação dos moradores que já foi resolvida, junto com a retirada de mato do local”, afirmou Eurípedes Lemes Silva, secretário de Infraestrutura.
O prefeito Rogério Lorenzetti lembrou que no início da sua primeira gestão o buracão tinha quase o dobro de profundidade se comparado ao que é atualmente. “Aquele buraco foi provocado pelo próprio homem, que no passado retirou terra daquele local para utilizar em obras de infraestrutura ao redor da cidade. Hoje, o que estamos buscando fazer é enviar toda a terra que não está sendo aproveitada para lá, a fim de aterrar o local. É claro que é um processo demorado, mas que já ajudou a diminuir o buraco, e vamos continuar fazendo isso até que uma empresa seja licitada para administrar o local, o que deve acontecer até o final do primeiro semestre”, apontou o prefeito.

A reunião aconteceu na Escola Municipal Getúlio Vargas e contou com a presença de aproximadamente 30 moradores. Além deles, também participaram do encontro o secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, a secretária de Turismo e Assuntos Internacionais, Sony Felippe, o secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, a diretora da instituição, Vilma Teixeira de Almeida, e servidores municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.