quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MUNICÍPIO APOSTA NA CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO PARA OTIMIZAR SEPARAÇÃO DE RECICLÁVEIS



 A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na última segunda-feira (3) uma reunião para tratar sobre a criação de uma Associação de Pequenos Empreendedores de Materiais Recicláveis em Paranavaí com o objetivo de otimizar o trabalho de separação, contribuir com a geração de renda, preservação ambiental e, ainda, com a captação de recursos para o setor.
Os participantes assistiram a explanações sobre associativismo, com o secretário de Meio Ambiente, João Marques, e conheceram um pouco mais sobre o funcionamento do Banco do Empreendedor, com o gerente da Agência do Trabalhador, Carlos Henrique Scarabelli.
“A destinação correta de resíduos teve uma evolução considerável nos últimos anos em Paranavaí graças à coleta seletiva. A nossa ideia, com a formação de uma associação, é agregar renda a estes micro empreendedores que trabalham exclusivamente com a compra e venda de materiais recicláveis. O município tem condições de aumentar e muito a coleta seletiva, mas hoje a dificuldade é que falta gente para receber esse material”, afirmou João Marques.
“Queremos organizar o setor da iniciativa privada em forma de associação tendo em vista que num futuro próximo, com o desenvolvimento do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental, a tendência é que tenhamos cada vez mais materiais recicláveis para separação e temos consciência que a cooperativa sozinha não vai conseguir dar conta de todo esse volume”, destacou o secretário. 
Com a criação da associação, os pequenos empreendedores continuarão trabalhando em seus próprios estabelecimentos e poderão buscar recursos públicos para viabilizar a atividade. “Só de possuir essa nova característica de empresa associativista, as portas de recursos para maquinários e outros investimentos já se abrem com mais facilidade. Além disso, a Lei de Responsabilidade e outras questões legais não permitem que o município beneficie uma empresa individualmente, mas uma associação já é mais fácil. Para isso acontecer, precisamos de, pelo menos, nove pequenos empresários e já temos seis interessados até o momento”, revelou o secretário, que garantiu que o município continuará dando todo o apoio necessário para a manutenção da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.