segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Para Lorenzetti, fundação da Aserpa é mais um passo na consolidação de uma cidade sustentável


 O engajamento do Poder Público e do setor privado com o meio ambiente, aliado à conscientização popular, fez com que Paranavaí avançasse mais um passo na direção do desenvolvimento sustentável. Foi fundado nesta segunda-feira (24) a Aserpa - Associação das Empresas Recicladoras de Paranavaí, composta por nove empresas do setor que tem como objetivo comum otimizar a triagem de materiais recicláveis no município.
“Com a fundação da Aserpa estamos criando um novo negócio da ordem de quase R$ 4,5 milhões por ano. Esse é o valor em materiais recicláveis que é literalmente jogado no lixo em um ano em Paranavaí, segundo apontou um levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com a associação vamos criar novas oportunidades de emprego e renda e evitar que esse dinheiro continue sendo enterrado no aterro. [...] Essa e outras iniciativas na área do meio ambiente estão permitindo que criemos uma cidade sustentável e a população já está se conscientizando disso porque, ou a gente cuida bem dos nossos recursos naturais, ou vamos comprometer a permanência do homem na terra”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti durante a reunião de fundação da Aserpa, realizada em seu gabinete de trabalho.
“A ideia com a formação de uma cooperativa ou associação dos recicladores é agregar renda a estes micro empreendedores que trabalham exclusivamente com a compra e venda de materiais recicláveis. Todos os meses são descartados indevidamente no aterro sanitário R$ 372 mil materiais recicláveis, ou seja, tem muito material indo para o aterro que interessa aos recicladores”, destacou o secretário de Meio Ambiente, João Marques,
Na ocasião, ele lembrou que, graças a medidas como a notificação dos grandes geradores de resíduos sólidos e campanhas de conscientização sobre a reciclagem do lixo, a destinação correta deste tipo de resíduo teve uma grande evolução em Paranavaí. “Desde a notificação das empresas consideradas grandes geradores de resíduos sólidos, vimos o volume da coleta seletiva triplicar em nossa cidade. Por outro lado, vimos diminuir consideravelmente a quantidade de lixo que ia para o aterro. Se compararmos dezembro de 2012 com dezembro de 2013, por exemplo, tivemos uma redução de 500 toneladas de lixo recebido no aterro. O aumento na separação de materiais recicláveis, no entanto, fez surgir o problema da triagem, já que a cooperativa sozinha não estava dando conta de todo o volume. Sendo assim, vimos que era hora de buscar novas parcerias, que hoje estão reunidas na forma de associação”, observou o secretário.

Segundo ele, com a criação da associação, os pequenos empreendedores continuarão trabalhando em seus próprios estabelecimentos e poderão buscar recursos públicos para viabilizar a atividade. “A partir de agora poderemos fazer uma chamada pública para repassar todo o material excedente da cooperativa para as empresas da associação. É importante destacar que o município continuará dando todo o apoio necessário para a manutenção da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí), mas com mais gente trabalhando na triagem vamos conseguir retomar as campanhas de conscientização e, possivelmente, aumentar ainda mais a coleta seletiva no município”, apontou Marques.
A Aserpa será presidida nos próximos dois anos por Lurdes Maria da Silva, que agradeceu a parceria do Poder Público. Aparecida Izidoro, outra integrante da associação, também agradeceu a parceria do Governo Municipal. “Trabalhando há quase 30 anos com materiais recicláveis e nunca tivemos esse apoio que estamos recebendo hoje do município. Depois da notificação dos grandes geradores aumentou muito o nosso trabalho. A cidade está crescendo e a nossa atividade também, por isso temos que nos adequar”, afirmou Aparecida. 


Lideranças destacam importância da iniciativa para o município

A criação de uma associação que reúna as empresas recicladoras do município foi aplaudida por diversas lideranças do município. Para o vereador Claudemir Barini, que participou da reunião juntamente com a vereadora Zenaide Borges, a criação da associação é uma oportunidade que deve ser agarrada com unhas e dentes.
“Sobra de material reciclável é dinheiro parado e vocês enxergaram essa oportunidade. Apostaram no associativismo, que é uma tendência em todo o mundo, e agora só precisam trabalhar para colher os bons resultados”, afirmou o vereador.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, a fundação da Aserpa mostra que o município está se preparando para o futuro. “Paranavaí tem dado certo em muitas questões, e uma delas é a da reciclagem. O nosso município é movido por uma série de associações e vocês vão fazer parte de um rol de entidades que vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade. Fico feliz em saber que, apesar de tantas divergências, a notificação dos grandes geradores de resíduos sólidos tenha surtido esse efeito”, declarou Guto.
Na opinião do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), o crescimento no volume do lixo reciclável mostra que a atividade tem se tornado economicamente promissora. “São novos postos de trabalho que estão surgindo e a Agência do Trabalhador, assim como o Banco do Empreendedor, estarão à disposição para o que precisar”, avaliou.
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Valter Mareli, parabenizou o município pelo apoio dado à criação da associação. “No meio ambiente não existe bons resultados sem a parceria entre Poder Público e iniciativa privada. Tenho certeza que esse trabalho vai ser reconhecido lá na frente, quando população e meio ambiente sairão ganhando”, concluiu Mareli.
Também participaram da reunião de fundação da Aserpa representantes do Codep (Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Paranavaí), Sebrae, Agência do Trabalhador, Banco do Empreendedor, e o contador Dirceu Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.