segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Seminário

Seminário reuniu ambientalistas e gestores públicos para debater a gestão de resíduos sólidos e a inclusão social de catadores


Paranavaí sediou na última quinta-feira (16) o Seminário Regional de Resíduos Sólidos e as Cooperativas de Catadores, realizado pelo Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste com o apoio da Prefeitura Municipal (através da Secretaria de Meio Ambiente).
O evento promoveu uma série de debates e discussões sobre a gestão dos resíduos sólidos e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O Fórum é uma reunião coletiva de entidades e pesquisadores que debatem e refletem a questão do lixo e cidadania, principalmente a questão do resíduo sólido e promoção dos catadores, que faz um trabalho organizado e digno. É um espaço legítimo de debate e reflexão sobre o assunto. Com esse evento, nosso objetivo foi fomentar o diálogo entre administração pública e cooperativas que prestam serviço público de seleção e destinação ambientalmente adequada”, afirmou o Fábio Alcure, Procurador do Ministério Público do Trabalho e Coordenador do Fórum Lixo e Cidadania da região Noroeste do Paraná.
Foi um evento muito proveitoso e acredito que a partir daqui possamos avançar e estreitar as relações com Paranavaí, que se mostrou muito solícita e com muito interesse de avançar nessa temática. Vamos convidar os municípios da Amunpar para participar das reuniões do Fórum, que são realizadas mensalmente, e apresentar a situação local e discutir o cumprimento das recomendações legais”, completou o promotor.
O prefeito Rogério Lorenzetti, que participou do encerramento do evento, agradeceu a confiança da entidade que escolheu Paranavaí como sede do primeiro evento deste porte fora de Maringá e reafirmou seu compromisso em continuar contribuindo para melhorar cada vez mais a gestão de resíduos no município. “Paranavaí não tem medo de ser comparada comparada com outras cidades do mesmo porte, e até maior, em relação a destinação dos resíduos sólidos, porque aqui nós fazemos o trabalho de destinação de resíduos de forma séria e comprometida. Hoje, as informações, as tecnologias, a nossa engenharia, o que a gente tem de melhor estamos aplicando aqui, pois tudo aquilo que fizermos protegendo o nosso meio ambiente, estaremos destinando um mundo um pouco melhor para os nossos filhos”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Hedler, classificou o encontro como proveitoso, no sentido que possibilitou o intercâmbio de ideias e experiências entre os municípios e cooperativas. “Esse diálogo é o que nós levamos de proveitoso e espero que todos possam utilizar essas informações que aprenderam aqui para o bem da comunidade em geral”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.